Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Início de construção da Unidades de Cuidados Continuados Integrados da SCM Serpa

1ª pedra UCCI SerpaRealizou-se no passado dia 19 de Julho de 2010 a cerimónia de lançamento da “primeira pedra” da Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, uma cerimónia que contou com a presença da Sr.ª Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, Rosa Valente de Matos, e da Sr.ª Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Maria Helena André.

A futura Unidade será integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, terá 15 camas de Média Duração e Reabilitação e 15 camas de Longa Duração e Manutenção e representa um investimento de cerca de 2,9 Milhões de Euros, comparticipados pelo Ministério da Saúde através do Programa Modelar.

O Programa Modelar é um mecanismo de financiamento público, lançado pelo Ministério da Saúde através das Administrações Regionais de Saúde, para a criação ou requalificação de respostas do sector social nos Cuidados Continuados Integrados.

Através deste Programa, estão a ser apoiadas 23 instituições que estão a construir unidades na nossa Alentejo, num investimento total de mais de 27 Milhões de Euros, comparticipados pela ARS Alentejo com quase 14 Milhões, os quais permitirão criar nos próximos 2 anos mais 541 camas da Rede.

Recorde-se que a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados começou a ser implementada em Portugal há 4 anos, constituindo-se como um novo modelo organizacional criado pelos Ministérios da Saúde e do Trabalho e da Solidariedade Social, em parceria com as entidades do sector social e privado, que promove a continuidade de cuidados a pessoas em situação de dependência e com perda de autonomia.

Actualmente já estão em funcionamento 21 unidades de internamento, distribuídas por todo o Alentejo, nas quais existem 414 camas de internamento disponíveis. Para além disso, estão também em funcionamento 11 Equipas de Cuidados Continuados Integrados que permitem prestar cuidados a 292 pessoas no seu domicílio.