Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Inquérito alimentar nacional e de atividade física chegou a Reguengos de Monsaraz - Mourão

Pela primeira vez desde 1980, está a ser realizado em Portugal um Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF) com a missão de recolher dados sobre o consumo alimentar e sobre a atividade física dos portugueses, estabelecendo a sua relação com determinantes em saúde, nomeadamente os socioeconómicos.

Realizado por um consórcio de investigadores nacionais e estrangeiros, este estudo irá avaliar os hábitos alimentares e a condição física de mais de 5000 indivíduos com idades compreendidas entre os 3 meses e os 84 anos, residentes em todas as regiões do país, selecionados a partir do Registo Nacional de Utentes.

Os resultados do inquérito permitirão, pela primeira vez em várias décadas, colmatar a falta de informação harmonizada sobre o consumo e os hábitos alimentares dos portugueses, possibilitando o desenvolvimento de políticas nutricionais favorecedoras da melhoria da saúde da população, com base em dados concretos sobre os hábitos de consumo dos portugueses.

A população residente em Portugal, selecionada de forma aleatória em cada Unidade de Saúde, começou a ser inquirida em Outubro de 2015.

Na região do Alentejo serão realizadas cerca de 760 entrevistas até Agosto de 2016, em várias Unidades de Saúde: USF Salus, USF Matriz, UCSP Moura, UCSP Serpa, UCSP Mértola, UCSP Odemira e por último a USF REMO (Reguengos de Monsaraz/ Mourão), onde a equipa de nutricionistas se encontra presentemente.

Este estudo permitirá analisar diferenças e semelhanças entre as diferentes regiões do país, o que permitirá o desenvolvimento de ações de melhoria da saúde das populações também ao nível local.
 
A recolha da informação é baseada em instrumentos harmonizados de acordo com as recomendações da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, o que permitirá estabelecer comparações a nível europeu.

O primeiro Inquérito Alimentar Nacional (IAN) foi realizado em 1980, pelo Centro de Estudos de Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, com a colaboração do então Ministério da Agricultura e Pescas.
 Agora, o projeto de desenvolver um sistema de informação para monitorizar consumos e comportamentos alimentares e de atividade física é apoiado pelo programa EEAGrants - Iniciativas em Saúde Pública e o Consórcio definido para o conduzir envolve instituições da Universidade do Porto (Faculdade de Medicina, de Nutrição e de Desporto), de Lisboa (Faculdade de Medicina e de Motricidade Humana) e de Oslo (Faculdade de Medicina), o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge - INSA, a empresa SILICOLIFE e é coordenado pela Universidade do Porto.

Contribua para este projeto.  Se for convidado, participe! Saiba mais em www.ian-af.up.ptou geral@ian-af.up.pt.