Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Intervenção CRI - Feira do Montado

O Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, terminou no dia 30 de novembro, no âmbito da Feira do Montado em Portel, o ciclo de intervenções em redução de riscos em contextos de diversão noturna que ao longo do ano de 2019 permitiram a dinamização de 10 ações em 7 dos 14 concelhos da região.


Com a parceria do IPDJ, UCC de Portel e Autarquia, foram envolvidos 3 técnicos e 2 voluntários e alcançados cerca de 50 indivíduos.
Além da possibilidade da leitura dos níveis de alcoolemia e distribuição de materiais informativos, foram ainda realizadas dinâmicas lúdico pedagógicas que captaram a atenção dos mais jovens, que desta forma ficaram mais sensibilizados e capacitados para as questões dos consumos e comportamento de risco nestes contextos.


Cidadãos informados tomam decisões mais esclarecidas, instituições comprometidas com a mensagem da promoção da saúde, acabam por constituir fatores protetores de grande relevo que permitem a diminuição dos elementos de risco que fragilizam os indivíduos e expõem as comunidades.


Neste contexto, as autarquias e as unidades locais de saúde, merecem um particular destaque pela cultura de parceria que revelam nas várias áreas de desenvolvimento comunitário.
Os comportamentos de risco, pela sua permanente mutação e permeabilidade às dinâmicas sociais e culturais dos tempos e dos territórios, exigem técnicos e instituições, unidos e articulados numa estratégia e linguagem comuns.


A emergência da redução de riscos nos contextos de diversão, consumos precoces e abusivos de álcool, a condução sob o efeito de álcool, os consumos de cannabis, os comportamentos sexuais de risco, entre outros, são desideratos que continuarão a merecer, para o ano de 2020, a atenção e prioridade de intervenção por parte do Centro de Respostas do Alentejo Central.