Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Intervenção do CRI Alentejo Central na Queima das Fitas de Évora

O Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central (CRI AC), deu continuidade à já tradicional presença na Queima das Fitas. Recorda-se que este projeto de intervenção decorre, ininterruptamente desde o ano de 2007.
Contando com o apoio de 17 jovens mediadores, a supervisão de 4 técnicos do CRI AC e a parceria do IPDJ, foram dinamizados, nos dias 24 e 29 de maio, duas intervenções.

Assentando numa lógica de educação pelos pares e numa perspetiva de redução de riscos no que aos comportamentos aditivos diz respeito, foi possível envolver centenas de jovens através da medição dos níveis de alcoolémia, encaminhamentos, sinalizações, distribuição de informação e preservativos.

Com recurso ao uso dos óculos "álcool vision" e de dinâmicas lúdico pedagógicas, os jovens aderentes puderam vivenciar situações que, discutidas e refletidas com os seus pares, permitiram ganhos na sensibilização e consciencialização para os riscos do consumo de substâncias psicoativas em contextos de diversão noturna.

Destaque ainda para a forma colaborante e assertiva como a Associação de Estudantes da Universidade de Évora tem colaborado nestas intervenções. No âmbito do seu compromisso com o Grupo de Intervenção Regional no Álcool (GIRA), foi possível assegurar a passagem de mensagens de prevenção nos ecrãs do recinto, igualar o preço das bebidas de álcool e água e afixar, em todos os espaços de venda de álcool, o dístico alusivo à interdição ao consumo de álcool a menores de 18 anos.

Acredita-se que o apelo ao consumo responsável e o compromisso da comunidade, permitirá a médio prazo, longo prazo, a construção de uma cultura promotora de saúde no contextos de diversão académicos.