Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Início de consultas de reumatologia na ULSLA em parceria com o CHLN

No dia 16 de março foi firmado, entre o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Dr. Carlos das Neves Martins, e o Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), Dr. Paulo Jorge Espiga, mais um Protocolo de Cooperação, desta vez na especialidade de Reumatologia, reforçando a afiliação, mantida com o CHLN, desde há dois anos a esta parte.


O CHLN e a ULSLA já mantêm laços de cooperação desde junho de 2015, altura em que foi celebrado o primeiro protocolo de cooperação, na área de Imunohemoterapia, ao que se seguiu, em novembro de 2016, outros, nas especialidades de Pneumologia, Otorrinolaringologia, Patologia Clínica e Anatomia Patológica. Na sequência dos excelentes resultados já obtidos na ULSLA e da capacidade instalada no CHLN, foi celebrado no dia 16 de março, mais um protocolo de cooperação, este para a área da Reumatologia.


Em termos práticos este novo protocolo permitirá a mais de 200 utentes do Alentejo Litoral evitar deslocações a Lisboa ou Almada para receberem cuidados nesta especialidade, melhorará a referenciação e acompanhamento destes doentes pelo seu médico assistente de outras especialidades no Litoral Alentejano, ao permitir uma maior proximidade e articulação entre os profissionais médicos, a discussão de casos, o estabelecimento de protocolos clínicos e a permanente disponibilidade da informação clínica.


Desta forma, registar-se-á uma substancial melhoria do acesso a cuidados na área da reumatologia em proximidade e, apenas quando necessário, do acesso mais célere e estruturado a um centro altamente especializado (CHLN), acrescidos de evidentes ganhos financeiros e de tempo para o SNS e para os utentes e suas famílias.


As consultas iniciar-se-ão durante o mês de Abril.