Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Início do Projeto “Prevenção da Violência contra a Pessoa Idosa” - Equipa de Prevenção da Violência contra os Adultos do Centro de saúde de Reguengos de Monsaraz
A Equipa de Prevenção da Violência contra os Adultos (EPVA) do Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz, numa parceria com a GNR e os Presidentes de Junta de Freguesia do Concelho, apoiados pelo Município de Reguengos de Monsaraz, iniciaram o projeto “Prevenção da Violência contra os Idosos” no Concelho de Reguengos de Monsaraz. O projeto pressupunha  uma ronda de Sessões de Esclarecimentos e Informação aos idosos,  através do Programa “Seniores a Mexer” do Município,  onde os vários intervenientes neste projeto deram início com as Sessões no Pavilhão Gimnodesportivo de Reguengos de Monsaraz.

Assim, no passado dia 9 de outubro, a Equipa de Prevenção da Violência contra os Adultos do Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz (EPVA), coordenada pelo Assistente Social e Coordenador, Joaquim Oliveira Correia, em conjunto com um dos médicos que a integram, Diogo Amaral, médico de família no Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz, bem como da GNR, representada pelo Cabo Fernandes,  do  Presidente da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz, Pedro Mata e de Adriana Amador, em representação do gabinete de apoio à presidência, apresentaram a campanha e a resposta às questões mais relevantes, junto de um grupo de aproximadamente 20 idosos.

O coordenador da equipa apresentou aos seniores presentes, slides, vídeos, questionários e entrega de documentação alusiva à temática, para que o grupo tomasse conhecimento das várias formas de violência, maus tratos e negligência contra os idosos.

 Esta tomada consciência pretende alertar para a necessidade de “denunciar” junto da EPVA,  da GNR ou da Junta de Freguesia, para que estas entidades,  possam agir e tentar proteger aqueles que se encontram numa situação de maior vulnerabilidade/de necessidade de proteção e ajuda em situações de violência ou maus tratos.

Segundo o coordenador da EPVA - “ iniciou-se em Reguengos de Monsaraz , através deste projeto, um trabalho inovador no que respeita à literacia em relação às questões relacionadas com a violência, maus tratos e negligência contra as pessoas idosas”, e - “esperamos contribuir para um maior conhecimento sobre esta matéria, contribuir para um despertar de consciências, e incentivar a população idosa a denunciar as situações que tenham conhecimento ou, caso sejam vitimas, terem a coragem de denunciar junto das autoridades ou das equipas que trabalham nesta área”.

Neste mesmo dia, a EPVA em colaboração com os vários parceiros, realizaram duas sessões em Reguengos de Monsaraz, uma sessão em São Marcos do Campo, uma em Campinho e ainda uma na Cumeada. No total, estiveram presentes mais de 60 idosos entre todas as sessões nos vários locais. O presente projeto, prossupõe ainda, uma sessão de esclarecimentos nas restantes freguesias e lugares do concelho de Reguengos de Monsaraz, na Universidade Popular Túlio Espanca, em na grande maioria das IPSS do Concelho, que se prolongará até meados do mês de Novembro. Ainda integrada nesta campanha, neste projeto, cada cidadão do concelho de Reguengos de Monsaraz, receberá um flyer informativo sobre a temática/ problemática “ Violência contra a pessoa idosa”.

Segundo o coordenador da equipa, no final de todas as ações “Pretendemos apresentar os resultados deste projeto aos principais intervenientes e parceiros, depois de analisarmos os dados recolhidos através dos inquéritos aplicados aos grupos”, e acrescentou que “pretendesse também solicitar a colaboração da Escola de Enfermagem de Évora para uma análise científicado projeto, uma interpretação dos dados e orientações para a ação futura”.