Liga de Amigos e jovens voluntários assinalam Dia Mundial do Doente no Hospital de Évora

A Liga de Amigos do Hospital do Espírito Santo e os alunos do Agrupamento de Escolas n.º 2 de Évora assinalaram o dia Mundial do Doente no Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE, em 13 de fevereiro, com mensagens de esperança dirigidas aos doentes internados naquela unidade hospitalar.

No acolhimento, o presidente da direção da Liga de Amigos do Hospital, David Prazeres e Paula Ramalho - professora do Clube de Voluntariado e da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) -, saudaram o exercício de empatia e de cidadania dos jovens alunos envolvidos na iniciativa, destacando a importância do voluntariado desenvolvido nas escolas, assim como as parcerias entre instituições, com o envolvimento da comunidade.

A ação consistiu na entrega de 314 postais exclusivos e personalizados, elaborados por alunos da disciplina de EMRC em Escolas do Agrupamento n.º 2 de Évora (Comenda, Rossio, André de Resende e Gabriel Pereira).

Os jovens voluntários percorreram todas as enfermarias do HESE, aproveitando para conversar com os doentes, distribuindo palavras de ânimo e sorrisos de carinho que melhoraram o dia dos doentes.
Ao terminar a atividade, era visível em todos os jovens a alegria de terem contribuído um pouco para minimizar o sofrimento de outros e a consciência do valor da partilha, observou uma das três professoras presentes.

Esta ação surge no seguimento de outras atividades de colaboração desenvolvidas entre a Liga de Amigos do HESE, a disciplina de EMRC e o Clube de Voluntariado do Agrupamento de Escolas n.º 2 de Évora.

O Dia Mundial do Doente é celebrado anualmente a 11 de fevereiro, a data foi instituída a 11 de fevereiro de 1992, pelo Papa João Paulo II.