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Louvor a todos os envolvidos na ativação do Plano de Emergência do HESE - 22 de março

No passado dia 22 de março, o HESE EPE acionou o seu plano de emergência no Serviço de Urgência, em virtude de um acidente ocorrido durante a tarde que implicou a assistência a 26 feridos que foram recebidos no HESE EPE.

 

Um autocarro despistou-se na A6, no sentido Montemor-Vendas Novas, 37 vítimas foram avaliadas no local, 26 das quais foram encaminhadas para o Serviço de Urgência do HESE. Os passageiros eram turistas asiáticos que viajavam  para Portugal. Foi de imediato ativado o plano de emergência, que implica o envolvimento de uma equipa multidisciplinar que inclui o Gabinete de Crise (Conselho de Administração, Coordenador Geral de Emergência, Serviço de Instalações e Equipamentos e  Gabinete de Comunicação e Marketing) todos os Profissionais do Serviço de Urgência, o Serviço de Imunohemoterapia, o Serviço Farmacêutico, o reforço das equipas de Enfermagem, de Assistentes Técnicos e de Assistentes Operacionais, o Serviço de Imagiologia, o Bloco Operatório, Anestesiologia, Cirurgia, Ortopedia e Medicina Interna  e o Serviço de Patologia Clínica, o Serviço de Tecnologias e Sistemas de Informação, a Central Telefónica, a equipa de Seguranças, a VMER, o CODU e os Bombeiros. 

 

Para além de todas as equipas previstas no plano de Emergência, o HESE contou com o apoio do Serviço de Alimentação do HESE, do Bar do HESE, dos Bombeiros e do apoio imprescindível e incondicional de seis voluntários de nacionalidade chinesa que prontamente se deslocaram ao serviço de Urgência para ajudar na tradução/receção e encaminhamento das vítimas.

 

Ao longo de horas, todos os Profissionais tomaram as diligências necessárias para garantir a prestação de cuidados a todos os feridos triados. No total, deram entrada 18 mulheres, 7 homens e 1 criança. Felizmente, os ferimentos foram ligeiros e à 1h30 já todos tinham alta.

 

O Conselho de Administração vem, desta forma, prestar um louvor a todos os profissionais envolvidos, pela celeridade, responsabilidade e excelência do seu desempenho, pelas elevadas qualidades e competências pessoais evidenciadas de forma notável,  que garantiram a eficiência e o cumprimento do Plano de Emergência com sucesso. E, ainda, um especial agradecimento a todos os envolvidos que, não sendo profissionais de saúde, foram fundamentais em todo o decorrer deste processo, nomeadamente todos os tradutores e todos Utentes, pela seu compreensão e colaboração.


Fonte | Gabinete de Comunicação e Marketing 23.03.2018