Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Médica Psiquiatra da ULSBA faz balanço dos dois anos de pandemia
Em entrevista à Agência LUSA, a médica psiquiatra Ana Matos Pires, diretora do Departamento de Saúde Mental da ULSBA e membro da Coordenação Nacional das Políticas para a Saúde Mental, fez o balanço dos dois anos de pandemia.

A psiquiatra afirma que a pandemia de Covid-19 “chamou a atenção a nível nacional e internacional para às questões de saúde mental” e mostrou que esta é uma área que “é preciso preservar e promover”.

Uma atenção que para Ana Matos Pires é “muito merecida” porque a doença mental é “altamente incapacitante” e “interfere imenso com o funcionamento pessoal de quem está doente”.

A também coordenadora regional da Saúde Mental do Alentejo recordou que já havia um trabalho a ser feito nesta área que a pandemia veio acelerar, uma vez que “a Ministra da Saúde deu a atenção que nunca tinha sido dada à saúde mental e neste momento há alterações significativas”, salientou.

“Estamos, neste momento, em condições de começar a apanhar o comboio”, disse a psiquiatra, destacando o valor destinado agora à Saúde Mental através do Plano de Recuperação e Resiliência: 88 milhões de euros.

Para Ana Matos Pires, existe agora a obrigação de aproveitar esta “oportunidade de ouro” em termos de melhoria dos cuidados de saúde mental prestados à população, da promoção, prevenção e tratamento da doença.

Analisando o impacto de dois anos da pandemia de Covid-19 na população, Ana Matos Pires salientou que “é inegável” o seu efeito negativo sobre a saúde mental. “Felizmente, a capacidade de adaptação do ser humano é grande e houve um desenvolvimento dessa capacidade de adaptação a uma realidade absolutamente desconhecida”.

 

 Agência LUSA

Fonte ULSBA ​

​​​