Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Médicos Internos da USF Plátano premiados na 3ª edição do Encontro dos Médicos de Família do Algarve

O estudo premiado tem como objetivo rever a evidência que existe sobre a avaliação dos batimentos cardio-fetais nas consultas de vigilância de saúde materna a nível dos Cuidados de Saúde Primários.

Ângela Bento Pinto, Carla Ramos e Eduarda Pinheiro, médicas internas de medicina geral e familiar,  a exercer funções na USF Plátano, Centro de Saúde de Portalegre, ganharam  prémio de Melhor Comunicação Oral na área de Revisão de tema na 3ª Edição do Encontro dos Médicos de Família que decorreu nos dias 27 e 28 de outubro  em Vilamoura com o trabalho “Avaliação dos Batimentos cardio-fetais nos cuidados de saúde primários: qual a evidência?

O esquema de vigilância da gravidez de baixo risco nos Cuidados de Saúde Primários compreende um conjunto de consultas, exames e intervenções com o objetivo de avaliar o bem-estar materno e fetal assim como detetar precocemente situações desviantes do normal.

O estudo tinha como objetivo rever a evidência que existe sobre a avaliação dos batimentos cardio-fetais nas consultas de vigilância de saúde materna a nível dos Cuidados de Saúde Primários.

Dos 52 artigos identificados sobre a temática  foram selecionados 7, dos quais 6  Normas de Orientação Clínica (NOC) e 1 Revisão Sistemática (RS).

Não existe nenhum estudo que avalie diretamente a importância de realizar a avaliação dos batimentos cardio-fetais nas consultas de vigilância duma gestação, no entanto parece existir alguma evidência que a avaliação dos batimentos cardio-fetais nas consultas de vigilância confirmam a viabilidade fetal e promovem o bem-estar materno.