Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Médicos da ULSBA publicam artigos científicos no jornal Annals of Medicine

Médicos do Serviço de Medicina Interna da ULSBA voltam a publicar artigos científicos, desta vez no jornal Annals of Medicine, uma publicação médica com foco especial na medicina interna.

Identificação de medicamentos potencialmente inadequados com Risco de Eventos Cardio e Cerebrovasculares Major em doentes idosos​

Autores: Joana C F Lima, João Pedro Aguiar, Margarida Paixão-Ferreira, Rita Calixto, Vera Cesário e José Vaz

Os doentes idosos representam um desafio na prática clínica, com multimorbilidades, consumo de medicamentos vários, alguns potencialmente inadequados, apresentando, por isso, um risco acrescido de reações adversas a medicamentos.

No entanto, os dados sobre a prevalência do consumo de medicamentos potencialmente inadequados com risco de eventos adversos a nível cardíaco e cerebrovascular são ainda muito escassos.

Os autores, propõem, por isso, avaliar a prevalência de tais fenómenos na realidade do Hospital José Joaquim Fernandes e identificar os grupos farmacoterapêuticos mais comuns.


Consulte o Artigo.

Anticoagulação Oral em doentes com Fibrilhação Auricular: Estamos a fazer um bom trabalho?

Autores: Joana C F Lima, João Pedro Aguiar, Margarida Paixão-Ferreira, Rita Calixto, Vera Cesário e José Vaz

A fibrilhação auricular é uma das principais causas de acidente vascular cerebral e morbilidade cardiovascular no mundo.

A anticoagulação oral com antagonistas da vitamina K  ou anticoagulantes orais não-VKA reduz o risco de tais eventos em doentes com fibrilhação auricular.

O objetivo dos autores foi avaliar se os doentes com fibrilação auricular foram corretamente hipocoagulados e qual a prevalência de AVC isquémico agudo e acidente isquémico agudo transitório entre estes doentes.

Consulte o Artigo.

 ​


​​​​​​