Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
MAIO – Mês do Coração

Mês do CoraçãoDurante o mês de maio, Mês do Coração, irão decorrer no Alentejo algumas atividades, com o objetivo de sensibilizar a população para a promoção da saúde e prevenção das doenças cardiovasculares.

A UCC ALTER em parceria com a Câmara Municipal de Alter do Chão, o Coral Polifónico de Alter, e a Escola Superior de Saúde de Portalegre, vai desenvolver o evento “MAIO Mês do Coração” que irá decorrer no próximo dia 21 de maio no pavilhão multiusos de Alter do Chão.

Após uma breve exposição sobre os temas, neste evento vão ser aplicadas metodologias ativas de incentivo ao exercício físico, as quais serão acompanhadas com  música, e serão efetuados  rastreios de Tensão Arterial e medições de glicémia pelos alunos estagiários de enfermagem na UCC de Alter e na UCSP de Alter do Chão. Ver cartaz

Em Reguengos de Monsaraz, no âmbito do Projeto de prevenção das doenças cardiovasculares, a UCC Almoreg irá desenvolver, entre outras atividades, o dia “Reguengos Mais Saudável”,  em parceria com a Câmara Municipal de Reguengos. No dia 26 de maio, no parque da cidade, irá realizar-se uma caminhada, rastreios, aconselhamento nutricional, simulação de apoio à vítima de enfarte ou AVC, Spin Bike, aula de Pilates e outras atividades de grupo. Ver cartaz

No dia 17 de maio realiza-se em Arraiolos uma caminhada que se intitula “Caminhada pela Saúde e pelo Coração”. A UCC de Arraiolos e os seus parceiros comunitários, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia de Arraiolos, a Câmara Municipal de Arraiolos, a Associação “O Monte” (CLDS) e a GNR organizam e participam nesta atividade que tem por fim promover o contacto intergeracional entre as crianças e idosos do Concelho e também consciencializar a população para a comemoração de maio, o Mês do Coração.
No âmbito da Promoção da Saúde serão realizadas ações de rastreio (como a avaliação de Tensão Arterial, glicemia capilar e IMC) e ainda uma atividade de psicomotricidade.
As crianças irão colorir desenhos sobre promoção de estilos de vida saudáveis e haverá um lanche convívio. Ver cartaz

A UCC de Estremoz irá realizar na academia sénior uma sessão de esclarecimento sobre doenças cardiovasculares.

A UCC de Viana do Alentejo irá realizar uma Conferência sobre a temática "Prevenção das Doenças Cardiovasculares", que decorrerá no dia 22 de maio no Cineteatro de Vina do Alentejo. Ver cartaz

A UCC Monte Mor irá desenvolver várias atividades sob a temática "Sou 18,5 a 25", em parceria com o Hospital S. João de Deus (HSJD) em Montemor-o-Novo. Ver cartaz
No dia 17 de maio passa na Rádio Nova Antena a entrevista sob o tema "Dia Mundial contra a Obesidade. No dia 20 de maio, da parte da manhã, efetua-se um rastreio de obesidade no Centro Saúde Montemor-o-Novo e no HSJD. No dia 28 de maio vão ser realizados mais dois rastreios, sob a mesma temática. Da parte da manhã aos Bombeiros e seus familiares e de tarde aos profissionais, utentes e formandos da CERCIMOR.
No final do dia serão libertados balões sinalizando o mês do Coração e o seu término.

 A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) vai promover cinco caminhadas nos cinco concelhos do Litoral Alentejano – Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira – no próximo dia 25 de maio (sábado), pelas 09h30, para assinalar as comemorações conjuntas do maio, mês do coração.

As cinco caminhadas têm uma distância de percurso de sete quilómetros (ida e volta), e culminam com a formação de cinco corações humanos, nos locais de chegada. Em cada uma das caminhadas estará presente um membro do Conselho de Administração da ULSLA.

Em Sines e Odemira, as caminhadas incluem na sua organização as câmaras municipais, estando associadas às iniciativas “Põe Famílias a Mexer” e “Caminhada das Bicas”, respetivamente.

Programas das cinco caminhadas:

Alcácer do Sal

Grândola

Odemira

Santiago do Cacém

Sines