
A Ministra da Saúde, Ana Jorge, inaugura hoje, dia 13 de Abril, duas unidades de Cuidados Continuados Integrados. Estas unidades vão permitir aumentar a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde, na Região do Alentejo, em mais 38 camas de internamento de longa e média duração para pessoas em situação de dependência com necessidade de cuidados específicos.
A Unidade da Santa Casa da Misericórdia de Mora tem uma equipa multidisciplinar que integra médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais de saúde e de apoio social, vocacionada para prestar cuidados continuados de longa e média duração a 29 utentes.
O aumento da capacidade de resposta nesta área de cuidados de saúde é especialmente relevante neste concelho, uma vez que o concelho de Mora apresenta um índice de envelhecimento da população de 295,2 por 100 jovens (média nacional é de 117,6).
A Unidade da Santa Casa da Misericórdia de Arronches assegura Cuidados Continuados a 52 utentes, aumentando para mais do dobro a capacidade de resposta que existia na cidade, nesta área de cuidados.
Estas unidades pertencem à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, que tem em funcionamento, actualmente, na região do Alentejo, 501 lugares de internamento nas 25 unidades de prestação de cuidados nas diferentes vertentes: Convalescença, Média Duração e Reabilitação, Longa Duração e Manutenção e Cuidados Paliativos.
Até ao final do mês de Maio, a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados irá alargar a sua actividade, na Região do Alentejo, com abertura de mais 6 unidades com capacidade para mais 111 lugares de internamento.