Cuidados de saúde primários asseguraram mais de 66 mil consultas nos últimos quatro fins-de-semana.
Os centros de saúde têm adaptado os seus horários de atendimento alargado (dias úteis) e complementar (fins-de-semana e feriados) ao aumento das necessidades em saúde da população no período de outono-inverno. Os dias 24 e 25 de dezembro não serão exceção, com 221 unidades abertas na véspera de Natal e 180 no dia de Natal. Esta resposta de proximidade à comunidade permite atender situações de doença aguda não emergente e está prevista no Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde – inverno 2022-2023, que o Ministério da Saúde apresentou no passado mês de novembro.
No âmbito do mesmo plano, já foi possível evitar milhares de idas às urgências hospitalares. No fim-de-semana de 17 e 18 de dezembro, os centros de saúde registaram 16.362 consultas de utentes que precisaram de resposta no próprio dia. No fim-de-semana de 10 e 11 de dezembro, tinham sido 16.971 consultas para doença aguda e no anterior, de 3 e 4 de dezembro, 16.536. Logo no primeiro fim-de-semana após a apresentação do Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde tinham sido registadas 16.398 consultas. No total, os cuidados de saúde primários asseguraram, nestes quatro fins-de-semana, mais de 66 mil consultas.
A informação sobre os centros de saúde abertos e os respetivos horários pode ser consultada na área dedicada ao Plano de Inverno no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o objetivo de centralizar estes dados e facilitar o acesso dos cidadãos a cuidados de saúde com qualidade e em tempo útil, sobretudo nesta altura de inverno em que as necessidades em saúde aumentam, mas em que nem sempre é necessário o recurso a uma unidade hospitalar.
Para melhor atendimento e aconselhamento, reforça-se a importância de ligar em primeiro lugar para o SNS 24 (808 24 24 24), para uma triagem e encaminhamento adequado de cada situação, promovendo-se uma resposta mais célere e também o melhor planeamento da atividade do SNS.
Em paralelo, a “Via Verde ACeS” nos serviços de urgência, que permite a referenciação mais ágil dos serviços de urgência para as unidades de cuidados primários, está já a funcionar em 27 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS), de um total de 55, em articulação com unidades hospitalares. Esta resposta permite que os utentes triados como não urgentes – ou seja, pulseira branca, azul ou verde – sejam encaminhados dos hospitais para os centros de saúde, com data e hora previamente definidas, sendo atendidos, no máximo, em 24 horas. A aceitação da referenciação para os centros de saúde isenta os utentes do pagamento das taxas moderadoras.
O objetivo último do “Plano Estratégico do Ministério da Saúde para a Resposta Sazonal em Saúde – inverno 2022-2023” é proteger a saúde de todos, minimizando a ocorrência de casos de infeções respiratórias agudas, a necessidade de recurso aos vários níveis de cuidados de saúde, a perda de produtividade, as hospitalizações e as mortes. Para isso, é fundamental assegurar o normal funcionamento dos serviços e a capacidade de resposta a todas as situações de doença, bem como reforçar as atividades de promoção da saúde e a comunicação efetiva com a população.
23 de dezembro de 2022
Fonte SNS