Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
DGS apresenta Manual de apoio à formação sobre Crianças e Jovens com Diabetes Mellitus tipo 1 em Évora

A Direção-Geral da Saúde (DGS) no âmbito do Programa Nacional para a Diabetes enquadrado no Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019/2021, apresentou o manual “Crianças e Jovens com Diabetes Tipo I na Escola – Manual de Apoio aos Profissionais de Saúde e de Educação”, no dia 18 de setembro de 2019, na Escola Secundária Gabriel Pereira em Évora.


Em Portugal, e de acordo com os dados do Registo Nacional, em 2015, a Diabetes Mellitus tipo 1(DM1) afetava 3.327 indivíduos com idades entre 0-19 anos.

Pelas exigências e especificidades próprias, a DM1 cria alguma ansiedade e preocupação na comunidade escolar. O planeamento da atividade física, a alimentação e a terapia com insulina geram dúvidas e inquietações, quer aos pais e encarregados de educação, quer aos professores e restante comunidade escolar.
Nos últimos anos, a progressiva acessibilidade às bombas de insulina veio melhorar o controlo da doença e a qualidade de vida, mas também reforça a necessidade de formação e atualização. A criação deste manual reúne respostas a questões e dúvidas, fundamentais para trazer tranquilidade à comunidade escolar, às famílias e às crianças e jovens.
É primordial o envolvimento da escola no tratamento da criança, bem como a formação e informação de toda a comunidade escolar sobre a DM1. A DGS organizou uma versão resumida para consulta rápida, um conjunto de diapositivos para apoio às ações de formação e dois vídeos para apresentação às Crianças e Jovens da Comunidade Escolar.
A apresentação foi feita em Évora, mas pretende-se que o manual e material de apoio sejam utilizados por todo o país, ficando disponíveis na página da DGS, Área do Programa Nacional da Diabetes, www.dgs.pt.
Deve garantir-se a saúde, inclusão e equidade das Crianças e Jovens com DM1, bem como a promoção da literacia de toda a comunidade escolar em relação a esta doença.
A Escola é um local onde todos, sem exceção, se devem sentir felizes e integrados.