Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Maternidade do hospital de Portalegre bateu novo recorde de partos em 2013

Equipa da Maternidade do Hospital de PortalegreDurante o ano de 2013, o Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre, realizou 580 partos, mais duas dezenas do que no ano anterior.

A melhoria das condições da Maternidade, o projeto “A Maternidade mais próxima da Comunidade”, desenvolvido pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA)desde finais de 2011, e o empenho e profissionalismo de todos os profissionais de Saúde envolvidos neste projeto, foram os principais responsáveis por este aumento, resultante da escolha da Maternidade de Portalegre por parte das grávidas do Norte Alentejano.

A maioria dos partos que eram realizados em Badajoz a grávidas de Elvas e Campo Maior, bem como, partos que eram realizados em Abrantes a grávidas de Ponte de Sor, passaram a ser realizados no Hospital de Portalegre. Durante o ano de 2013, a  maioria dos nascimentos  contabilizados na maternidade de Portalegre, foi de crianças filhas de mulheres residentes no concelho de Portalegre, seguindo-se bebés de parturientes de Elvas e de Campo Maior. Foram ainda registados, no hospital de Portalegre, seis nascimentos de crianças de mães oriundas do distrito de Évora e um de uma mulher residente no distrito de Santarém.

O projeto “A Maternidade mais próxima da Comunidade”, que tem como objetivo garantir a equidade e qualidade na vigilância da grávida e do recém-nascido, em toda a área geográfica abrangida pela ULSNA, proporciona cursos de preparação para o parto orientados por enfermeiras especialistas em saúde materna e obstétrica.