Medicamentos derivados do plasma - IPST e Infarmed disponibilizam produto com anticorpos a vários hospitais

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) revelou, no dia 21 de janeiro, que tem estado a disponibilizar, em conjunto com o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, imunoglobulina humana normal (anticorpos) de origem nacional a hospitais de Lisboa, Porto, Alto Minho e Alentejo com «necessidades emergentes».

O IPST informa que tem estado desde a semana passada a disponibilizar esta imunoglobulina aos serviços dos Hospitais de S. João (Porto), Centro Hospitalar Lisboa Central (S.José e Estefânia), à Unidade Local de Saúde do Alto Minho e aos Hospitais Espírito Santo de Évora e Nossa Senhora da Oliveira (Guimarães).

Utilização criteriosa das reservas de sangue
Recorde-se que o Infarmed alertou esta semana as autoridades hospitalares para a necessidade da «utilização criteriosa» dos medicamentos derivados do plasma, lembrando que a pandemia está a ter efeitos na atividade de colheita de plasma humano a nível global.

Informou igualmente que «tem vindo a trabalhar com as demais autoridades do medicamento da União Europeia e com os titulares de autorização de introdução no mercado (AIM) no sentido de rever as condições de comercialização dos medicamentos contendo Imunoglobulina Humana Normal e, dessa forma, assegurar a sua disponibilidade no mercado nacional».
A Imunoglobulina Humana Normal (IgHN) é um medicamento hemoderivado sujeito a receita médica, que contém imunoglobulina G (IgG) com pureza mínima de 95% e um amplo espetro de anticorpos presentes na população normal.

Para saber mais, consulte:
• Infarmed >  Disponibilidade de Imunoglobulina Humana Normal

• IPST > http://www.ipst.pt/