Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Ministra da Saúde inaugura Centro de Saúde de Almodôvar e SUB de Castro Verde

A Ministra da Saúde, Dr.ª Ana Jorge vai estar hoje, dia 10 de Julho de 2009, em Almodôvar onde pelas 17.00 horas inaugurará oficialmente o novo Centro de Saúde de Almodôvar, seguindo depois para Castro Verde onde pelas 18.30 horas inaugurará o SUB de Castro Verde.

A Requalificação da Rede de Urgências / Emergências prevista para o Alentejo acarretou a necessidade de transformar e adaptar o Serviços de Atendimento Permanente do Centro de Saúde Castro Verde, por forma a integrá-lo na Rede como Serviço de Urgência Básica, de acordo com os modelos definidos nas Recomendações Técnicas. Para tal, a Administração Regional de Saúde do Alentejo adquiriu equipamento e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo recrutou os recursos humanos necessários a completar a cobertura prevista na referida legislação, nomeadamente o reforço do apoio médico, o reforço do apoio de enfermagem com a contratação de mais 6 enfermeiros e ainda o reforço do número de técnicos de radiologia com a contratação de mais 3 profissionais o que permitiu que passassem a estar 2 (dois) médicos, 2 (dois) enfermeiros e 1 (um) técnico de radiologia em permanência física 24h/24h.

Também em termos de instalações foram efectuadas melhorias, num investimento de mais de 95 mil Euros, financiados pelo QREN. Este investimento consistiu no fornecimento e montagem de equipamentos de digitalização e telemedicina que possibilitem a optimização do funcionamento do equipamento de radiologia; equipamento administrativo e equipamento médico, nomeadamente electrocardiograma com telemedicina e com carro para ECG, equipamento para imobilização e transporte do traumatizado e marcadores cardíacos.

No que diz respeito ao Centro de Saúde de Almodôvar, este encontra-se localizado no edifício que vai ser inaugurado, o qual entrou em funcionamento em 2 de Junho de 2008, e está implantado num terreno cedido pela Autarquia, e que vai ter  uma Unidade de Prestação de Cuidados de Saúde com 5 Gabinetes médicos; Sala de Tratamentos; Gabinete de Enfermagem: e Sala de Apoio a Exames e Uma Unidade de Cuidados da Comunidade e Saúde Pública com Gabinete Médico, Gabinete de Saúde Ambiental, Sala de Movimento e Reabilitação, Serviço Social e  Apoios Gerais.

O investimento total efectuado na construção do novo centro de saúde de Almodôvar ascendeu a mais de um milhão e seiscentos e vinte mil Euros.