Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Ministro da Saúde Paulo Macedo Inaugurou Centro de Saúde de Montargil
​O Ministro da Saúde, Paulo Macedo, esteve no passado dia 26 de Junho no Alentejo onde inaugurou oficialmente o Centro de Saúde de Montargil, um edifício novo que vai servir diretamente uma população de cerca de quatro mil habitantes e que vai ainda permitir que os cerca de três mil habitantes da Freguesia de Foros do Arrão possam agora usufruir de atendimento neste novo Centro de Saúde.
 
De referir que o novo Centro de Saúde de Montargil representou um investimento de cerca de meio milhão de euros,  sendo um edifício modelar com capacidade para prestar cuidados de saúde de excelente qualidade não só aos utentes que residem no concelho e arredores, mas também com capacidade para dar apoio aos inúmeros visitantes da zona, que nos meses de Verão fazem triplicar a população.
 
O Ministro da Saúde inaugurou ainda em Urra, Portalegre, uma Unidade de Convalescensa e Residencial, que representa um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros.
 
Em relação aos investimentos feitos no Alentejo, na área da saúde há a referir que nos últimos quatro anos foram investidos na região Alentejo, cerca de 35 milhões de Euros em equipamentos de saúde.
Apesar dos constrangimentos financeiros, foi possível na área de atuação da Administração Regional de Saúde do Alentejo, proceder-se à construção de novos Centros de Saúde, tais como, Redondo, Barrancos, Arraiolos, Vila Viçosa e Portel,  e ainda de Montemor-o-Novo (a inaugurar oficialmente em breve) para além destes novos  Centros de Saúde foi ainda melhorada a rede de telemedicina no Alentejo, assim como uma melhoria geral das condições de saúde nomeadamente co o rastreio organizado da Retinopatia Diabética, na região Alentejo.
Foi feita durante este período a requalificação técnica de várias Extensões de Saúde, requalificação do Serviço de Urgência da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, a aquisição de equipamentos para os serviços de internamento e meios complementares de diagnósticos terapêutica das unidades hospitalares da ULSNA, o reforço da diferenciação e complementaridade de serviços e ainda a beneficiação e modernização do serviço de cirurgia da ULSNA.
Foi ainda construído o departamento de psiquiatria e saúde mental da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, a beneficiação do Centro de saúde de Mértola. No Hospital do Espírito Santo, em Évora, foi feita a requalificação da urgência para preenchimento dos requisitos de urgência polivalente, o reforço da diferenciação e complementaridade de serviços (modernização e reapetrechamento do serviço de exames especiais, transferência do internamento do Departamento de psiquiatria e saúde mental para o Edifício do Patrocínio, as especialidades médicas para o edifício do Espírito Santo, bem como a Cirurgia de Ambulatório).
Para além do que já foi feito nos últimos quatro anos estão em curso diversos investimentos, como a construção do Centro de Saúde de Sines, já em execução, a construção das extensões de saúde de Torrão e Alvalade do Sado e ainda a requalificação do Serviço de Urgências do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.
Para além dos investimentos em infraestruturas físicas tem vindo a trabalhar-se na melhoria qualitativa dos serviços prestados à população como provam os diversos prémios de eficiência ganhos pelas unidades de saúde do Alentejo.