Ministro da Saúde Paulo Macedo no Alentejo
O Ministro da Saúde Paulo Macedo esteve no Alentejo, onde presidiu à assinatura de um protocolo de cooperação em Campo Maior e a duas inaugurações, uma em Évora e outra em Beja.

Em Campo Maior e tendo em conta as necessidades sentidas pelos utentes da área de serviço de influência da ULSNA nomeadamente dos municípios de Arronches, Campo Maior, Elvas, Monforte e Sousel, e ainda dos municípios de Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa onde se verifica algumas desadequações das infraestruturas atualmente existentes para a boa prestação de cuidados de saúde, a Administração Regional de Saúde do Alentejo e a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano assinou com aqueles municípios e ainda com a Coração Delta – Associação de Solidariedade Social, um protocolo de cooperação “Reestruturação do Ambulatório do Hospital de Elvas em Clinica de Alta Resolução”.

Com a assinatura deste protocolo, que foi presidida pelo Ministro da Saúde Paulo Macedo, vão ser assegurados anualmente cerca de 40 mil consultas hospitalares, mais de cinco mil e quinhentos exames especiais dos quais 1200 de gastrenterologia e 2200 cirurgias.
Para além destes benefícios para os utentes, será possível entre outras dotar as áreas de cirurgia de ambulatório e exames especiais de gabinetes para os exames especiais, de uma área de recobro comum e ainda adquirir equipamentos essenciais para os exames especiais e cirurgias de ambulatório, sem prejuízo da manutenção dos equipamentos existentes operacionais.

Depois da assinatura do protocolo em Campo Maior, o Ministro da Saúde, Paulo Macedo seguiu para Évora onde inaugurou o Serviço do Núcleo de Exames Especiais do Hospital do Espírito Santo de Évora.
Trata-se de um novo espaço, dotado de 4 salas de exames, e uma sala de recobro, e um novo equipamento para a realização de CPRE's para dar resposta a toda a região Alentejo.

Esta é uma obra realizada no âmbito do Reforço da Diferenciação e Complementaridade dos Serviços do HESE EPE, um projeto co-financiado pelo INALENTEJO no valor de 368.120,77€, com um total de investimento de 559.966,50€.
Depois de Évora, o Ministro da Saúde, deslocou-se a Beja onde presidiu à inauguração do Serviço de Psiquiatria - Valência de Internamento, localizado no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULSBA.

O Serviço de Psiquiatria – Internamento, dispõe de 12 camas e, tendo sido reunidas todas as condições técnicas e humanas, iniciou o seu funcionamento no passado dia 27 de abri, com a admissão do primeiro doente.
Tratou-se de um momento muito simbólico e significativo na história desta Instituição, há muito ansiado pela população do distrito de Beja, que contribuirá para a melhoria da qualidade de cuidados a oferecer-lhe e que, finalmente, foi possível, concretizar.