Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Missão Sorriso 2015 - entrega prémio à equipa do Projeto ABC da Parentalidade - em Alcácer do Sal
No passado dia 30 de junho decorreu a sessão de entrega do prémio da Missão Sorriso Continente 2015, à equipa do Projeto “ABC da Parentalidade”, em Alcácer do Sal, que contou com a presença do Diretor da Loja Continente de Grândola, o Presidente da Autarquia de Alcácer do Sal, e o Conselho de Administração da ULSLA, bem como toda a equipa de saúde da UCSP e UCC de Alcácer do Sal.
A história de uma equipa de saúde, do seu desempenho e da sua utilidade pública, constrói-se com base na coordenação e integração dos recursos através do planeamento, organização dos serviços necessários para atingir os objetivos da instituição, num determinado contexto legal, tendo por base a segurança dos cuidados e a implementação contínua da qualidade, cuja centralidade no cliente é um conceito fundamental de excelência.
Assim, com o propósito de servir a comunidade e garantir a qualidade no âmbito do desenvolvimento da Parentalidade Positiva, desenvolveu-se o projeto ABC da Parentalidade.
Neste sentido nasceu um projeto de intervenção multidisciplinar, que visa promover a saúde da família, promover o papel ativo da mesma para a vivência da gravidez, parto, pós-parto e desenvolvimento de competências parentais. Apresenta sete eixos de intervenção:
* Preparação para o Nascimento
* Promoção da Saúde Infantil e prevenção da doença – ABC do Bebé
* Recuperação Pós-parto
* VD a puérpera e recém -nascido
* Cantinho da amamentação
* Massagem ao bebé
* Mimos, Gesso & Companhia
Sabemos hoje, fruto da melhor evidência e da prática diária, que a transição para a Parentalidade é uma complexa fase de desenvolvimento, que obriga à preparação e adaptação da mulher/casal, a um vasto conjunto de mudanças e de conhecimentos.
O Conselho da Europa define Parentalidade positiva como um comportamento parental que se baseia no melhor interesse da criança e que assegura o seu crescimento, educação, capacitação, com reconhecimento e orientação, sem violência e com fixação de limites para permitir o seu pleno desenvolvimento. Há a promoção de um relacionamento positivo com a criança, a otimização do seu potencial de desenvolvimento e um reconhecimento do valor da infância.
Vivemos hoje, aqui e agora, mais uma etapa da história com este momento formal ao receber um prémio a nível Nacional, de reconhecido mérito, da Missão Sorriso Continente 2015.
Vários foram os desafios que fomos superando, desde que desenhámos o projeto.
Várias as pessoas que nos ajudaram a levar por diante, sobretudo porque acreditaram na nossa competência e conhecimentos, nomeadamente as mulheres grávidas, famílias e os pais já com os seus filhos.