Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Missão Sorriso atribui prémio de 20 mil euros a projeto comunitário da ULSLA

Unidade Local de Saúde do Litoral AlentejanoA 11.ª edição da Missão Sorriso, promovida pela cadeia de hipermercados Continente, atribuiu recentemente o prémio de 20 mil euros ao projeto comunitário “Reabilitação do Utente Dependente” da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA, E.P.E.).

O projeto, iniciado em outubro de 2012 pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Santiago do Cacém, da ULSLA, nasceu da necessidade de apoiar a população do concelho que, devido a patologias incapacitantes ou deficiências congénitas, carece de cuidados continuados, domiciliários ou comunitários, e de reabilitação motora, respiratória, cognitiva ou funcional.

Neste projeto “o utente é perspetivado como um ser complexo e único, integrado numa família e comunidade, estando a enfermeira constantemente atenta a todas as suas necessidades físicas, psíquicas e sociais, e não apenas aos seus problemas de saúde incapacitantes. Para tal, conta com uma equipa de saúde e social alargada, no seio e fora dos Cuidados de Saúde Primários, de forma a conseguir mobilizar saberes e competências essenciais para a prestação de cuidados personalizados ao utente”, sublinha a enfermeira coordenadora da UCC de Santiago do Cacém, Judite Henriques.

A enfermeira especialista em reabilitação, que se desloca semanalmente ao domicílio desses utentes, garante a avaliação global das suas necessidades e da família, e traça um plano de atividades terapêuticas adequadas. Através do ensino e treino dos exercícios personalizados, ao utente e cuidadores, promove-se a recuperação da incapacidade, até atingir o máximo potencial de reabilitação possível.  Contudo, a falta de verbas tem limitado a abrangência geográfica e a eficácia do projeto, implementado num concelho ruralizado e com características predominantes de envelhecimento e isolamento social. Neste sentido, a atribuição deste prémio permitirá garantir a sua continuidade, com a aquisição de mais uma viatura de trabalho e equipamentos de reabilitação e ajudas técnicas, de maior valor económico, tais como camas articuladas, colchões de pressão alternada, cadeiras de rodas, adaptações arquitetónicas, próteses e ortóteses.

A Missão Sorriso, que este ano recebeu 282 candidaturas, apresentou esta manhã as instituições premiadas, numa cerimónia que teve lugar no auditório do Hospital Garcia de Orta, contando com a presença da Primeira-Dama, Maria Cavaco Silva.