Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Médica de Medicina Interna do HESE vence 1 Prémio Professor Jorge da Silva Horta

Vera Sarmento, médica de medicina interna do HESE, venceu a primeira edição do Prémio Professor Jorge da Silva Horta, um galardão dirigido à comunidade médica jovem, que visa distinguir os melhores trabalhos publicados sobre investigação clínica.

De entre uma centena de trabalhos candidatos a este prémio, Vera Sarmento destacou-se com o artigo “Past trends and projections of hospital deaths to inform the integration of palliative care in one of the most ageing countries in the world” que se centra na problemática das mortes em hospitais e nos cuidados paliativos, em Portugal.
“Foi uma honra enorme e também uma oportunidade ideal para divulgar o trabalho desenvolvido. É essencial consciencializar as pessoas para a necessidade de implementar serviços de cuidados paliativos que respondam aos problemas da população e que vão ao encontro das preferências dos doentes e seus familiares, tanto a nível hospitalar como na comunidade” afirma Vera Sarmento.
O Conselho Regional Sul da Ordem dos Médicos lançou a primeira edição do Prémio Professor Jorge da Silva Horta e as candidaturas decorreram entre setembro e outubro de 2016. A divulgação dos vencedores ocorreu a 10 de Dezembro e o trabalho foi eleito com base em critérios de inovação e potencial impacto na prática clínica, por um painel de jurados constituído por especialistas do sector e representantes do Conselho Regional Sul da Ordem dos Médicos.
O prémio será mais um forte incentivo para a investigação da jovem médica que reconhece que “a nível pessoal, é muito gratificante ter sido premiada de esta forma. Por outro lado, permite-me continuar a realizar investigação clínica na área dos cuidados paliativos, o que é especialmente importante agora que os serviços estão a ser planeados.”

Veja aqui o artigo

Nota

Jorge da Silva Horta, antigo Bastonário da Ordem dos Médicos (entre 1956/62), professor académico, com qualidades didáticas distintas, foi também redator de jornais médicos e pertenceu ao Conselho Científico da Gazeta Médica Portuguesa.