Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Médico da ULSBA eleito para a Associação Mundial de Psiquiatria

O Psiquiatra Pedro Alves de Moura, do Serviço de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, foi eleito, no passado dia 10 de outubro, vice-presidente da secção de Psiquiatria Ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria.

Recordamos que Pedro Alves de Moura está a promover, desde o final de maio, sessões de  grupo de promoção da saúde mental, destinadas aos colaboradores da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo. É uma das valências da consulta de Psiquiatria do Trabalho, que tem como objetivo “contribuir para a redução do stresse ocupacional e melhoria da resiliência individual, contribuindo assim para a melhoria da performance do capital humano da instituição”.

 
O Psiquiatra é autor do estudo “Riscos psicossociais nos profissionais da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo”, acerca das problemáticas associadas ao contexto de trabalho. O estudo pretende “avaliar o risco real incorrido por estes profissionais no âmbito da sua atividade profissional nesta instituição”. O objetivo é que os dados obtidos permitam, por exemplo, “desenhar protocolos de vigilância médica com um maior grau de especificidade, contribuindo assim para a melhoria da sua saúde e performance profissional”.

Pedro Alves de Moura foi um dos cinco oradores a participar no único simpósio sobre Psiquiatria e Trabalho, no Congresso Mundial, onde foram debatidas estas questões, entre pares de todo o mundo. O médico apresentou a estrutura da Consulta de Psiquiatria do Trabalho da ULSBA.