Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Núcleo de Enfermagem de Reabilitação da ULSBA dá os primeiros passos

O Núcleo de Enfermagem de Reabilitação (NER) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo iniciou funções a 15 de fevereiro, mas o trabalho desenvolvido até esta data conta com muitas semanas de preparação e de organização.

Núcleo de Enfermagem de Reabilitação faz atividade consultiva no sentido da melhoria contínua dos cuidados

Trata-se de um grupo de cariz consultivo, com atividade autónoma na área da Enfermagem de Reabilitação.

O Núcleo propõe-se contribuir para a melhoria de práticas de cuidados aos utentes da ULSBA e desenvolver programas de intervenção, nas mais variadas áreas de abrangência da Enfermagem de Reabilitação, programas esses, baseados nos problemas reais e potenciais das pessoas.

De acordo com o Coordenador do NER, Enf. Jorge Farinho, existe a convicção de que “podemos contribuir para maximizar os cuidados prestados aos utentes e, com isso, o seu potencial funcional e independência, atuando na promoção da sua saúde, na prevenção de complicações secundárias, no tratamento e na reabilitação“.

Competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação na maximização do potencial da pessoa

Entre as muitas competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, que podem ser consultadas no Regulamento n.º 392/2019 da OE, está o cuidar de pessoas com necessidades especiais, ao longo do ciclo de vida, em todos os contextos da prática de cuidados.

Focado no desenvolvimento desta competência, o grupo pretende desenvolver a sua atividade em proximidade constante com os serviços clínicos da ULSBA (ao nível dos cuidados de saúde primários, hospitalares, continuados e paliativos).

Trabalho em Equipa com base em evidências científicas e com referências

O Núcleo de Enfermagem de Reabilitação da ULSBA baseia a sua ação, presente e futura, concertada com diretrizes nacionais e baseada na mais recente evidência científica.

Mantém a proximidade com a Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação da Ordem dos Enfermeiros (MCEER-OE) e com a Associação Portuguesa de Enfermeiros Especializados em Enfermagem de Reabilitação (APER), desde os esforços pioneiros desenvolvidos pela Comissão Instaladora do Núcleo.

Quem somos?

O NER da ULSBA conta com a orientação estratégica dos Enfermeiros de Reabilitação que compõem o Grupo Dinamizador:

Imagem1.png



  • Coordenador  I  Enf. Jorge Farinho (Serviço de Medicina Intensiva)
  • Secretária  I  Enf.ª Ana Filipa Valente (Serviço de Medicina Interna)
  • 1º Vogal  I  Enf. Paulo Lopes (Serviço de Medicina Intensiva)
  • 2ª Vogal  I  Enf.ª Susana Góis (Serviço de Medicina Interna)
  • 3ª Vogal  I  Enf.ª Lena Sabino (Unidade de Cuidados na Comunidade de Beja)

 

Conta ainda com a importante colaboração de todos os demais Enfermeiros de Reabilitação da ULSBA. De referir que na ULSBA são mais de 30 os Enfermeiros Especialistas em Reabilitação.

A atividade do NER e dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação da ULSBA “só faz sentido se todos estivermos ligados neste objetivo comum que é o de ajudar as pessoas com doenças agudas, crónicas ou com as suas sequelas a maximizar o seu potencial funcional e a sua independência“, afirma a Enf.ª Ana Filipa Valente.