Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Nascer Utente e Nascer Cidadão -com cartão de cidadão- no Hospital de Évora

O Serviço de Obstetrícia do Hospital de Évora disponibiliza às crianças nascidas no Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE dois novos serviços: Nascer Utente e Nascer Cidadão.

O serviço  “Nascer Utente” permite a inscrição do recém-nascido no Serviço Nacional de Saúde (SNS), ainda durante o internamento (antes da alta hospitalar), atribuindo,  de imediato, o número de utente ao bebé.

É um processo que permite de forma automática, a inscrição do recém-nascido no centro de saúde, associado ao médico de família da mãe.

O serviço “Nascer Cidadão” permite aos pais declararem o nascimento do filho recém-nascido em balcão do registo civil, na Maternidade, evitando a deslocação à Conservatória.
Os pais passam a ter a possibilidade de, em ato imediato à elaboração do registo de nascimento, solicitar o cartão de cidadão para o recém-nascido.

A implementação destes dois projetos é uma mais valia para o serviço de Obstetrícia, que aposta cada vez mais na modernização e humanização dos serviços que presta aos Utentes. 
Desta forma, os pais podem tratar de toda a logística no mesmo local, ainda antes da alta hospitalar”, afirma Fernando Fernandes, Diretor de Serviço de Obstetrícia e Ginecologia.

Hugo Sainhas, pai de Alexandre, nascido e registado no Serviço de Obstetrícia afirmou que, “estes serviços facilitam muito a vida aos pais, por não termos que nos deslocar à Conservatória. E para quem tem mais filhos, esta é uma fase em que todos os processos que são facilitadores são muito bem-vindos, pois todo o tempo é precioso.“ 

Esta é uma medida SIMPLEX+, um projeto conjunto do Ministério da Justiça e da Saúde. Ambos os serviços estão disponíveis no Serviço de Obstetrícia do HESE EPE  de 2.ª a 6.ª feira, entre as 14h00 e as 17h00. O Hospital agradece a colaboração da Conservatória do Registo Civil de Évora, na disponibilização e manutenção destes projetos.