Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Norte Alentejano com duas novas Unidades de Saúde Familiar

USF PLÁTANO E AMOREIRA

Entraram recentemente em funcionamento mais duas Unidades de Saúde Familiar: a USF Plátano em Portalegre e a USF Amoreira em Elvas.

A USF Plátano envolve 8 médicos e 8 enfermeiros, com o apoio de 6 funcionários administrativos, funciona nas instalações do Centro de Saúde de Portalegre e presta os seus serviços a 15.317 utentes e aos fins de semana e feriados a mais 2.347 utentes das freguesias de Fortios e Alagoa..

A USF Amoreira reúne 8 médicos, 8 enfermeiros e 7 administrativos e envolve uma população de mais de 15 mil habitantes, parte residentes em Elvas e a totalidades dos habitantes das freguesias de Vila Boim, Terrugem, Vila Fernando e Barbacena.

Os utentes das Unidades de Saúde Familiar têm acesso aos serviços médicos e de enfermagem nos dias úteis das 8h às 20h e aos fins-de-semana e feriados das 8h às 14h.
 
A criação destas USF representa uma melhoria da oferta de cuidados de saúde à população do Norte Alentejano, uma vez que as unidades assentam a sua actividade no trabalho de equipas multiprofissionais motivadas, portadoras de uma cultura de responsabilização partilhada que funcionam de forma integrada, garantindo um sistema de substituições que permite uma resposta permanente aos seus utentes e que se traduz na melhoria do acesso aos cuidados de saúde primários, no menor tempo de espera pela consulta regular e num maior grau de satisfação de utentes e profissionais.

Refira-se que na Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano já se encontra a funcionar a Unidade de Saúde Familiar Portus Alacer, no âmbito do  Centro de Saúde de Portalegre.