Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Nova Unidade da Rede de Cuidados Continuados abre em Arronches

UCCI Arronches

Desde o dia 5 de Abril que entrou em funcionamento a Unidade de Longa Duração e Manutenção da Santa Casa da Misericórdia de Arronches, com 29 lugares de internamento.

A criação destes lugares corresponde a um investimento da Santa Casa da Misericórdia de Arronches no valor de 1.354.922 €, do qual o Ministério da Saúde, através da Administração Regional de Saúde, comparticipou com 750.000 € no âmbito do regime de apoio financeiro a entidades privadas sem fins lucrativos, denominado Programa Modelar.

A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados na região Alentejo vê assim aumentada a sua capacidade de lugares de internamento para 501 lugares, dos quais 172 estão distribuídos por cinco concelhos do distrito de Portalegre, nomeadamente Alter do Chão, Arronches, Marvão, Ponte de Sôr e Portalegre.

Os 501 lugares existentes no total da região Alentejo compreendem as tipologias de Convalescença (80 lugares), Cuidados Paliativos (12 lugares), Média Duração e Reabilitação (127 lugares) e Longa Duração e Manutenção (282 lugares). No âmbito domiciliário, as Equipas de Cuidados Continuados Integrados têm capacidade assistencial a 417 utentes, perfazendo na região Alentejo 918 lugares na Rede de Cuidados Continuados Integrados.

Estas respostas adequam-se às situações sociais e de saúde de cada utente em situação de dependência, na proximidade à sua família e comunidade numa perspectiva de qualidade de cuidados.

A parceria com instituições públicas, privadas e de solidariedade social, tem permitido ao Estado efectivar a implementação da Rede de Cuidados Continuados Integrados na região Alentejo e criar sinergias com reflexos directos na melhoria de acessibilidade aos serviços de saúde e apoio social e qualidade de vida dos cidadãos.