Novo Portal do Utente

O novo Portal do Utente está online desde dia 31 Maio, sendo acessível a partir do endereço:

Integrado no projeto PDS – Plataforma de Dados da Saúde, desenvolvido pela CIC – Comissão para Informatização Clínica e pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, vai permitir registos de saúde feitos pelo utente e recurso a serviços online já existentes e a disponibilizar.

A PDS – Plataforma de Dados da Saúde é uma plataforma web, desenvolvida pela CIC – Comissão para a Informatização Clínica e pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, que disponibiliza um sistema central de registo e partilha de informação clínica de acordo com os requisitos da Comissão Nacional de Proteção de Dados.

A PDS - Plataforma de Dados de Saúde é um mecanismo de acesso a informação dos utentes que permite mostrar os dados que registou aqui aos profissionais de saúde que prestam serviço, bem como mostrar os seus dados registados em diversos pontos do SNS (hospitais, urgências, cuidados primários) ao longo dos anos, sem os deslocar do local seguro onde agora estão guardados. Por exemplo, a PDS permitirá a um médico ou enfermeiro do hospital aceder a alguns dados do Centro de Saúde sem os poder modificar ou danificar. O seu acesso é restrito e auditado, sendo que cada vez que um profissional vê os seus dados esse facto fica registado num histórico de acessos.

Ao permitir a partilha destes dados com o SNS pode tornar mais rápido o seu atendimento e mais segura a forma dos profissionais de saúde o conhecerem e chegarem a um diagnóstico/terapêutica. O primeiro portal ligado à PDS a ser disponibilizado ao público será o Portal do Utente, online a partir de 31 de Maio. No Portal do Utente o utilizador terá uma área reservada à inserção dos seus dados. No menú “As minhas notas” poderá inserir:

• Contactos de emergência
• Dados de Saúde
• Hábitos
• Medicação
• Alergias
• Doenças
• Autorizações / Auditorias
• Contactar o seu Centro de Saúde / USF

O Portal do Utente permite a inserção de dados, como historial clínico, medicação ou hábitos, pelo próprio utilizador. A partilha de informação com a PDS (que irá incluir no futuro o Portal do Profissional, o Portal Institucional e o Portal Internacional) depende de autorização expressa do próprio utente. Caso aceda em partilhar os seus dados com o SNS, toda a informação clínica daquele utilizador será acessível em todo o país. Por exemplo, um utente registado num centro de saúde de Lisboa, mas de férias no Porto, poderá recorrer aos serviços de um qualquer hospital do Norte, sendo possível à instituição consultar todo o historial clínico, alergias, consultas, facilitando um diagnóstico e respetiva terapêutica em caso de doença.

No Portal do Utente o utilizador terá também acesso ao eAgenda, serviço que permite a marcação de consultas e pedido de receituário crónico. Vantagens do eAgenda:

• É possível aos utentes registados agendar uma consulta para o Médico de Família (MdF);
• O sistema permite ainda que os utentes sem MdF marquem uma consulta no serviço de Reforço/Recurso;
• É possível agendar consultas em “Saúde para Adultos por Iniciativa do Utente”, “Planeamento Familiar”, “Saúde Infantil” e “Saúde Materna”;
•  O eAGENDA prevê que o utente possa, a qualquer momento, cancelar a consulta marcada no serviço online.
• Para os doentes que necessitem de medicação prolongada, o eAGENDA permite pedir a renovação de receituário.

O serviço eAGENDA está acessível através do Portal da Saúde (www.portaldasaude.pt) e do Portal do Utente em https://servicos.min-saude.pt/utente/portal.

O utilizador do Portal do Utente tem acesso ao RNU – Registo Nacional de Utentes e ao SIGIC – Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia. A seguir ao verão de 2012 irão ser disponibilizadas novas funcionalidades do Portal do Utente como o eVacinas. No âmbito da PDS, prevê-se que seja lançado no final de junho o Portal do Profissional, serviço que irá permitir a intercomunicação entre os sistemas de informação de cada uma das instituições de saúde, para viabilizar a agregação e visualização da informação de saúde do utente, quando e onde for necessária.