Novos Secretários de Estado

Ricardo Mestre e Margarida Tavares tomaram posse dia 16 de setembro.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conferiu posse a Ricardo Mestre, no cargo de Secretário de Estado da Saúde, e Margarida Tavares, como Secretária de Estado da Promoção da Saúde, numa cerimónia que teve lugar no Palácio de Belém, na sexta-feira, dia 16 de setembro.

Ricardo Mestre nasceu em 1978, em Serpa. É Licenciado em Economia, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, e tem o Curso de Especialização em Administração Hospitalar da Escola Nacional de Saúde Pública e pós-graduação em Administração de Serviços de Saúde pela Universidade Moderna.

Foi subdiretor-geral da Direção-Geral da Saúde, a partir de junho de 2022, e gestor de projeto no Conselho das Finanças Publicas, na área da saúde e do Setor Público Empresarial, de março de 2021 a junho de 2022.

Entre março de 2016 e março de 2021, foi vogal executivo do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, onde já tinha, anteriormente, exercido o cargo de diretor do Departamento de Gestão e Financiamento de Prestações de Saúde.

Margarida Tavares nasceu em Vale de Cambra, em 1970. É Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Mestre em Saúde Pública pela École de Santé Publique Institut Pasteur, em Paris.

Foi assistente graduada de infeciologia do Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar Universitário de São João, onde também foi coordenadora da Unidade de Doenças Infeciosas Emergentes.

A partir de 2021, foi diretora do Programa Prioritário para a área das Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, da Direção Geral da Saúde. Foi, ainda, membro do Conselho Nacional de Saúde Pública a partir de 2020.

Fonte SNS