Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Novos horários nas áreas dedicadas ao atendimento de doentes respiratórios e Covid-19 de Beja e Castro Verde
Informa-se que, dada uma diminuição de afluência de utentes com queixas do foro respiratório, as Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios e Covid-19 (ADR) nos Centros de Saúde de Beja e Castro Verde têm, a partir de 12 de fevereiro, novo horário de funcionamento.

ADR Comunidade – Beja

A Área Dedicada para Doentes Respiratórios, no Centro de Saúde de Beja (junto à Segurança Social), funciona nos dias úteis, das 14:00h às 18:00h. Aos fins-de-semana e feriados das 9:00h às 13:00h.

 

ADR Comunidade – Castro Verde

A Área Dedicada para Doentes Respiratórios, no Centro de Saúde Castro Verde funciona funciona nos dias úteis, das 14:00h às 18:00h. Aos fins-de-semana e feriados das 9:00h às 13:00h.

 

ADR – O QUE SÃO?

Trata-se de estruturas de atendimento organizadas que dão resposta a toda a área de influência da ULSBA e à população que necessite de cuidados, nomeadamente nos concelhos de Beja e Serpa (ADR-Beja); nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Mértola e Ourique (ADR Castro Verde); e nos concelhos de Alvito, Cuba, Ferreira do Alentejo e Vidigueira (ADR Cuba).

As ADR destinam-se à avaliação clínica dos doentes com suspeita de infeção respiratória aguda, incluindo os doentes suspeitos de infeção pelo novo coronavírus.

O encaminhamento do doente suspeito para as Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios é feito mediante a avaliação da Linha SNS24 ou pelo Médico de Família do Centro de Saúde. Para além da avaliação médica, nestas áreas, serão realizados testes à Covid-19, caso seja necessário, e os pedidos pela Linha SNS24.

Ainda no âmbito da Rede de Urgência e Emergência existem ainda as ADR-SU Geral e ADR-SU Pediátrica no Hospital José Joaquim Fernandes, Beja, ADR-SU Castro Verde (Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Mértola e Ourique) e ADR-SU Moura (Barrancos e Moura).

O utente também poderá dirigir-se a estas Áreas de Atendimento Dedicado a Doenças Respiratórias e COVID-19 se apresentar os seguintes sintomas:

  • tosse ou alteração da sua tosse habitual;
  • tosse e dores de cabeça;
  • tosse e dores musculares;
  • febre (38ºC);
  • dificuldade respiratória;
  • diminuição súbita do olfato (cheiro) e/ou do paladar (gosto).


Lembramos que a ADR Comunidade – Cuba,  Área Dedicada para Doentes Respiratórios, no Centro de Saúde Cuba, funciona de 2.ª feira a sábado, das 10:00h às 18:00h (com pausa de 30 minutos para almoço) e aos domingos das 8:00h às 13:00h.



Fonte ULSBA​


​​​