Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco da ULSAC assinala Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na
Abril é assinalado internacionalmente como o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Neste âmbito, o Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NHACJR) da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) reforçou o compromisso com a proteção dos mais vulneráveis através da promoção de uma Sessão de Esclarecimento.

A sessão decorreu dia 15 de abril, às 14h, na Sala da Pomba, e destinou-se a profissionais da ULSAC. O evento teve como objetivo sensibilizar e divulgar informações sobre a temática dos maus-tratos na infância, contribuindo assim para uma melhor compreensão e melhoria do trabalho desenvolvido por todos os que diariamente lidam com esta realidade.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem vindo a desenvolver um percurso significativo e cada vez mais integrado no que diz respeito à resposta aos maus-tratos a crianças e jovens, reconhecendo esta problemática como uma questão fundamental de Direitos Humanos e um grave problema de Saúde Pública. Desde a criação da Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco (ASCJR), tem-se mantido o foco na promoção de relacionamentos saudáveis e direitos das crianças, visando a prevenção dos maus-tratos.

A ULSAC reitera o seu compromisso com a proteção e promoção do bem-estar das crianças e jovens em situação de risco, destacando a importância da prevenção e da intervenção precoce como pilares fundamentais nesta área sensível da saúde pública.