Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
O Dia Mundial da Luta Contra a SIDA , dedicado este ano ao tema “Direito à Saúde” foi assinalado pelo CAD de Évora com uma

O Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, dedicado este ano ao tema “Direito à Saúde” foi assinalado pelo CAD de Évora com uma série de iniciativas, envolvendo diversos parceiros e diferentes metodologias de intervenção.

No dia 29 de novembro foram desenvolvidas durante uma manhã na Escola Secundária Gabriel Pereira ações de sensibilização dirigidas a jovens sobre o direito de todos, incluindo as pessoas portadoras da infeção pelo VIH, à prevenção e ao tratamento de problemas de saúde, à tomada de decisões sobre a sua própria saúde e ao tratamento com dignidade e respeito, sem discriminação. Foram feitas demonstrações sobre a colocação do preservativo feminino e masculino, bem como a distribuição de materiais de informação e prevenção de Infeções Sexualmente Transmissíveis.

No dia 30 de novembro foi realizada uma intervenção durante o período da manhã e uma da parte da tarde, na Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus, em Évora, no contexto da parceria com o Projeto VIH/SIDA – Conhecer e Prevenir o VIH na UE.

Foram realizados os rastreios para a infeção do VIH a docentes, funcionários e alunos, para além dos aconselhamentos pré e pós teste, tendo sido aplicados questionários, destinados à obtenção de dados para fins de investigação nesta área temática. Foi realizado o jogo da sexualidade à roda, para além da distribuição de folhetos e flyers sobre o que são os CAD, o que são os testes rápidos do VIH, com horários e localização do CAD de Évora em particular, tendo sido distribuídos preservativos masculinos e femininos.

Dia 1 e 2 de dezembro assinalou-se o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA na Feira do Montado, em Portel, onde o CAD de Évora esteve com um espaço para aconselhamento, informação e realização dos rastreios para  infeção pelo VIH.

Datas e momentos importantes de serem assinalados, focando em particular a mensagem de que acabar com a epidemia do VIH/SIDA até 2030 vai depender particularmente da garantia do direito à saúde para todos, independentemente de quem sejam ou de onde vivam.

Deixa-se um conjunto de vídeos publicitários, uma iniciativa também do CAD de Évora e da realização dos alunos do 3º ano do Curso profissional de vídeo da EPRAL de Évora, que pretendem assinalar a importância da realização do teste rápido para a deteção precoce da infeção pelo VIH, bem como da importância do uso do preservativo por parte de todas as pessoas sexualmente ativas e em todas as relações sexuais, para a prevenção da infeção por este vírus. 

 

É Fácil Fazer o Teste! Difícil é Viver na Dúvida. Por isso, não hesite e acabe com as dúvidas.


O seu direito à saúde é assegurado:
- aconselhamento pré e pós teste;
- realização de Teste Anónimo, confidencial e Gratuito e encaminhamento para consulta de especialidade caso tenha um diagnóstico de infeção pelo VIH, com posterior acesso aos medicamentos antiretrovíricos.

 

O CAD de Évora localiza-se no Hospital do Patrocínio,  Zona Verde, Gabinete 26, todas as manhãs, das 9h às 12h30m e à segunda e quinta-feira à tarde, das 14h às 17h30m no IPDJ de Évora.

Não hesite em contactar!

 
​​​​​
​​​​​​​​