O primeiro Laboratório do País Acreditado pelo Modelo adotado pela Direção Geral da Saúde
O Serviço de Patologia Clínica do Hospital de Santa Luzia de Elvas concluiu com sucesso o processo de Acreditação no dia 26 de Julho de 2016, tendo sido o primeiro laboratório em Portugal a conseguir este reconhecimento externo.
 Desde 2004 o Serviço de Patologia Clínica do HSLE interiorizou uma cultura de qualidade organizacional, inicialmente segundo a Norma ISO, constituindo a base da implementação da melhoria contínua. Posteriormente, o caráter global deste processo permitiu que o serviço avançasse para outro modelo direcionado para o utente, foco do nosso trabalho.
 O maior desafio do momento é gerir de forma eficiente os recursos disponíveis, mantendo a qualidade dos serviços e a motivação de uma equipa dinâmica, promovendo a mudança no sentido da implementação de medidas que visem a dignidade e os direitos dos utentes.
 A criação do Programa Nacional de Acreditação em Saúde baseado num modelo sustentável e adaptável às características do sistema de saúde português e as orientações da Direção Geral da Saúde, possibilitaram a adesão do Serviço ao modelo nacional e independente de acreditação em saúde.
 É com alegria que o Serviço de Patologia Clínica do Hospital de Santa Luzia de Elvas agradece a todos os que colaboraram neste processo, reconhecendo a importância da contribuição para o sucesso alcançado.