Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Outubro Rosa com Prevenção e Rastreio em Arronches

O cancro de mama é o tipo de cancro mais comum nas mulheres e o seu diagnóstico precoce é fundamental, pois aumenta as hipóteses de cura.
Para assinalar esta ocasião, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Arronches, em colaboração com a Câmara Municipal desta localidade, promove uma ação de sensibilização através da iluminação em cor de rosa das fachadas de vários edifícios do concelho.
Esta iluminação, em tom rosa, tem como objetivo principal sensibilizar a população para esta temática através da prevenção e diagnóstico precoce do cancro de mama.
 
É um movimento de consciencialização de que as mulheres devem cuidar do seu corpo e fazer exames como forma de prevenção. Quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, melhor é o seu prognóstico. É importante que todas as mulheres, independentemente da idade, conheçam o seu corpo e saibam identificar algo de diferente nele, principalmente nas mamas. É um tipo de alerta para a importância do auto-exame das mamas, fatores de risco, e de esclarecimento das principais dúvidas e mitos que envolvem este tipo de cancro.
 
OUTUBRO ROSA remete à cor do laço que simboliza mundialmente a luta contra o cancro de mama e estimula a participação da população.
Durante este mês, ficam iluminadas as fachadas dos edifícios do Centro de Saúde, Câmara Municipal, juntas de Freguesia de Assunção, Mosteiros e Esperança e a Escola Nossa Senhora da Luz.