Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
PROGERPSI da ULSBA em destaque no Observador
O Programa de Gestão Integrada dos Riscos Psicossociais nos Profissionais da ULSBA – Progerpsi –  foi destacado no jornal “Observador”.

Tratar a saúde mental de quem trata da nossa saúde  
Médicos, enfermeiros e assistentes costumam ter uma grande resistência a pedir ajuda. Pensam: “Não posso parar”, “não posso estar deprimido”. Em Beja, um grupo de colegas tenta contrariar tudo isso.

Foi em meados de 2019 que Luísa (nome fictício) teve uma reviravolta inesperada na rotina de trabalho. Quando uma das colegas do serviço ficou de baixa, a médica do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, teve de acumular duas funções. “Além da sobrecarga, a substituição implicou responsabilidades de gestão, coisa que abomino. ”O trabalho extra e o desagrado pelas novas responsabilidades precipitaram as mudanças que começou a sentir passado pouco tempo: primeiro, um cansaço que nunca passava: depois, as insónias; a seguir, um estado de frustração permanente. “Depois de seis meses nisto, no final do ano, estava desesperada e quase sem força para procurar ajuda”, diz a médica de 59 anos.

Felizmente, não teve de a procurar muito longe. Bastou-lhe marcar 4168 no telefone na secretária – o número da extensão da medicina do trabalho da instituição – e, uma semana depois, estava sentada no consultório de Pedro Moura. Especializado em psiquiatria ocupacional, o médico planeou, implementou e coordena, desde 2017, um projeto inovador: chama-se Progerpsi – a abreviatura de Programa de Gestão Integrada dos Riscos Psicossociais nos Profissionais da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) – e contraria o famoso aforismo “em casa de ferreiro, espeto de pau”.

Leia o artigo na íntegra AQUI