Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Parceiros da Saúde - Educação - Juventude e do Desporto assinalam Dia Mundial da Diabetes em Évora

Este ano, o dia 14 de novembro, Dia Mundial da Diabetes, foi assinalado em Évora, pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo, o Hospital do Espírito Santo de Évora EPE, a Associação Diabentejo, a Câmara Municipal de Évora, a Universidade de Évora, a Escola de Enfermagem São João de Deus da UE e o Instituto Português do Desporto e da Juventude que se juntaram este ano para alertar a população para a problemática da Diabetes Mellitus.

Parceiros da área da saúde e da educação , da juventude e do desporto, ofereceram um vasto leque de atividades que tiveram início dia 14 e decorrem ao longo de toda a semana. Na manhã de 14 de novembro,  decorreu, na Praça do Giraldo, jogos, uma exposição alusiva ao concurso“ A minha sopa é…” , uma caminhada com os alunos das escolas dos agrupamentos da cidade, o mercado das frutas e legumes biológicos, avaliação da condição física, aulas de zumba e muitas mais atividades que tiveram como objetivo sensibilizar a população para a prevenção e o controlo da diabetes.


Os alunos das escolas realizaram a caminhada pela manhã  que terminou na Praça do Giraldo com uma largada de balões azuis.


Ao longo da semana decorreram também rastreios da diabetes na visão no Serviço de Oftalmologia do HESE EPE e campanhas de divulgação de alimentação saudável nos Centros de Saúde e órgãos de comunicação social locais. 

Pretende-se assim que a diabetes tipo 2 seja encarada como uma doença que pode ser prevenida e cujas complicações podem ser evitadas. E que se pode viver bem com diabetes tipo 1 desde que seja garantido o acesso aos cuidados de saúde e ao seu tratamento.

 

A diabetes não é uma doença simples, não se distraia, Aprenda a cuidar de si!
Comece por preencher online, o Questionário de Riscos da Diabetes Tipo 2
https://servicos.min-saude.pt/utente/

 
O Dia Mundial da Diabetes comemora-se a 14 de novembro, data escolhida por assinalar o nascimento de Frederick Banting que, juntamente com Charles Best, descobriram a insulina em 1921. Instituído pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta à crescente prevalência da Diabetes no mundo, o Dia Mundial da Diabetes foi adotado pelas Nações Unidas no âmbito de um movimento a que foi dado o nome expressivo Unidos pela Diabetes, em 2006.