Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Participação da UCC de Reguengos de Monsaraz/Mourão na Exporeg 2012

UCC ALMOREG na Exporeg 2012

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Almoreg (Reguengos de Monsaraz/Mourão) esteve presente na Exporeg 2012 que decorreu de 15 a 19 de agosto no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz.

A UCC Almoreg,  esteve num stand que funcionou diariamente entre as 20h00 e as 24h00 com um programa próprio muito variado que visou fornecer informação sobre a acessibilidade aos cuidados de saúde na região e reforçar a importância da prevenção da doença, promover uma interação entre os profissionais de saúde e a população e sensibilizar a comunidade para a tomada de atitudes e comportamentos favoráveis à sua saúde.

Para dar resposta aos objetivos realizou-se no dia 15 de agosto o ”Dia dedicado à Hipertensão”em que se realizaram as seguintes atividades:
Foi avaliada a tensão arterial a 41 utentes dos quais 26 do sexo feminino e 15 do sexo masculino. Dos utentes avaliados 12 apresentaram valores compatíveis com hipertensão que corresponde a uma percentagem de 29,3%. A hipertensão é responsável por grande parte dos acidentes vasculares cerebrais, a primeira causa de morte em Portugal mas apesar da elevada incidência e prevalência, muitos doentes com a patologia continuam sem saber que sofrem de hipertensão enquanto outros permanecem mal medicados e mal vigiados, perante a constatação desta realidade, foram efetuados esclarecimento de dúvidas, encaminhamentos e entrega de folhetos informativos.

O dia 16 de agosto foi o “Dia dedicado à prevenção do Cancro” em que foram apresentados diapositivos sobre a temática, esclarecimento de dúvidas e entrega de folhetos informativos.

No “Dia dedicado  à  Alimentação Saudável” 17 de agosto realizaram-se as atividades previstas como a passagem de diapositivos, entrega de folhetos informativos, esclarecimento de dúvidas  e avaliação de peso, altura e IMC a 23 utentes, dos quais 12 do sexo masculino e 11 do sexo feminino. Neste rastreio forem detetados 5 utentes obesos, 8 pré-obesos e só 10 revelavam peso normal para a sua altura, o que corresponde a que 56,5% dos utentes avaliados têm peso inadequado para a sua idade e altura. Embora não seja um valor de referência em termos de taxa de prevalência em termos nacionais, são valores ucc almoreg na exporeg 2012 2preocupantes, uma vez que, sendo a região Alentejo a região com a taxa de prevalência de obesidade mais alta do pais, é urgente cada vez mais ações para sensibilizar e informar sobre todos os riscos que envolvem este problema de saúde.

Realizou-se ainda neste dia um concurso de desenhos sobre alimentação saudável, este dia dirigido às crianças decorreu com uma boa dinâmica e em que as crianças demonstraram bastante interesse na temática apresentada, e com a realização do concurso que contribuiu para o aprofundar de conhecimentos.

No dia 18 de agosto, “Dia dedicado à Diabetes” , realizaram-se ações de sensibilização com entrega de folhetos informativos e diversas informações, dadas de forma informal sobre a prevenção da doença e ainda avaliação de glicémia capilar a 47 utentes, que além dos utentes com diabetes já diagnosticada, não foram detetadas situações com necessidade de intervenção.

No âmbito do “Dia dedicado ao Sol” 19 de agosto a UCC Almoreg realizou uma ação de sensibilização com entrega de folhetos informativos e diversas informações dadas de forma informal sobre os cuidados a ter com o sol, passagem de diapositivos, esclarecimento de dúvidas e a realização de questionários sobre o sol em que 24 inquiridos responderam que têm cuidados como o uso de protetor solar e óculos de sol, mas que revelam um desconhecimento em relação aos problemas oftalmológicoUCC Almoreg na Exporeg 2012 3s causados pelo sol e ao uso por vezes incorreto de protetor solar.

Esta iniciativa, que proporcionou uma interação entre a UCC e a população, que aderiu de forma ativa a todas as atividades e foi bastante recetiva a todas as informações fornecidas, permitiu concluir que é necessário continuar a intervir ao nível da prevenção da obesidade e das doenças cardiovasculares.