Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Participação do Núcleo de Intervenção Precoce do Alentejo no Algarve Social Development Summit
Nos dias 12 e 13 de outubro decorreu no Instituto Piaget, em Silves, o Algarve Social Development Summit.
Neste evento, a Dra. Patrícia Claudino, representante do Ministério da Saúde na Subcomissão de Coordenação Regional do Alentejo para o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância, apresentou uma comunicação acerca do papel do Núcleo de Supervisão Técnica, na estrutura do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância.
Esta comunicação colocou em plano de evidência vários exemplos da prática de um Núcleo de Supervisão Técnica (NST), emoldurando, dentro das disposições jurídico-legais vigentes, várias estratégias inovadoras no âmbito das competências que lhe são adstritas.
No contexto das várias temáticas discutidas, foram abordados os objetivos e os conteúdos funcionais ligados aos perfis de competências dos NST, tendo sido colocada a tónica na implementação do referencial comum orientador das práticas das Equipas Locais de Intervenção Precoce (ELI), mas também dos NST.
Foram também apresentados os princípios basilares que devem enquadrar as boas práticas que deverão reger uma supervisão de qualidade, que deverá sempre ser regular, reflexiva e colaborativa.
Foram ainda evidenciados exemplos de práticas inovadoras decorrentes dos processos construídos entre o NST e as ELI, nas reuniões de supervisão mensais, em reuniões técnicas entre os diferentes grupos profissionais, bem como de reuniões conjuntas entre todas as ELI, com o intuito de desenvolver referenciais teóricos e metodologias de trabalho comuns a todos os técnicos.
Como exemplos de boas práticas no contexto da supervisão, foi divulgada a realização de uma semana intensiva de trabalho comum e de reflexão sobre as práticas recomendadas em Intervenção Precoce na qual que se envolveram todos os profissionais das ELI do Distrito de Évora, bem como a implementação do modelo consultoria colaborativa que já se encontra a ser operacionalizado em todas as ELI. Foi ainda apresentado um modelo único de anamnese, um calendário de desenvolvimento desenvolvido pelas 13 ELI e pelo NST de Évora e mostradas algumas produções artísticas resultantes de trabalhos criativos baseados em técnicas expressivas decorrentes da supervisão técnica aos profissionais das ELI.