Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Partos na Maternidade de Portalegre atingiram o meio milhar em novembro

Maternidade de Portalegre

O Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre, já realizou este ano 500 partos até ao dia 20 de novembro, o que representa um aumento superior a 40% em relação ao período homólogo do ano transato.

A melhoria das condições da Maternidade, a implementação, no final de 2011, do projeto “A Maternidade mais próxima da Comunidade”, e o empenho e profissionalismo de todos os profissionais de Saúde envolvidos neste projeto, foram os principais responsáveis por este aumento, resultante da escolha da Maternidade de Portalegre por parte das grávidas do Norte Alentejano.
A maioria dos partos que eram realizados em Badajoz a grávidas de Elvas e Campo Maior, bem como, partos que eram realizados em Abrantes a grávidas de Ponte de Sor, passaram a ser realizados no Hospital de Portalegre.

O projeto “A Maternidade mais próxima da Comunidade”, que tem como objetivo garantir a equidade e qualidade na vigilância da grávida e do recém-nascido, em toda a área geográfica abrangida pela ULSNA, coloca enfermeiros especialistas em Saúde Materna e Obstétrica a exercer a sua atividade profissional ao serviço da comunidade, em estreita colaboração com as Unidades de Cuidados na Comunidade e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, nos Centros de Saúde. Tem como principais áreas de atuação a consultoria, visando a melhoria da assistência pré-concecional e no pós-parto, e a preparação psico-profilática para o parto, que consiste em ciclos de 10 sessões (com componentes teóricas e práticas) que têm lugar, quer nos Centros de Saúde, quer na própria Maternidade de Portalegre.