Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Patologia Clínica marca presença no Webinar da Associação Portuguesa dos Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública
O Serviço de Patologia Clínica do HESE EPE marcou presença no Webinar “COVID-19, uma abordagem multidisciplinar” da Associação Portuguesa dos Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública, realizado no passado dia 4 de dezembro.

Ivo Rosa, Técnico Superior de Análises Clínicas no Serviço de Patologia Clínica do HESE, apresentou o trabalho desenvolvido no Laboratório de Biologia Molecular do HESE e o seu contributo no diagnóstico de SARS-CoV-2 para a região, ao longo da pandemia.

Ivo Rosa deu também especial ênfase ao trabalho dos últimos meses, destacando a realização de testes de variantes de SARS CoV-2. “Neste momento, somos dos poucos Hospitais públicos a aplicar testes de variantes nas amostras, para além de fazermos o diagnóstico de SARS CoV-2. O nosso objetivo é detetar mais precocemente novas variantes. Sempre que se identificam novas variantes informamos a Autoridade de Saúde Pública e o laboratório de referência do Instituto Ricardo Jorge. O objetivo é isolar mais rapidamente as pessoas infetadas com a nova variante para impedir a sua propagação.” Até à data, já foram detetadas as variantes Alpha, Beta, Gama, e, nos últimos meses, grande parte das amostras são da variante Delta.

No futuro, o grande objetivo do Laboratório de Biologia Molecular do Serviço de Patologia Clínica do HESE EPE é aumentar a capacidade instalada de número de testes até 2000.

Entre janeiro e fevereiro deste ano, apesar da capacidade instalada ser de 600, conseguiu-se exceder e assegurar quase 800 testes diários, já que o HESE EPE estava a dar apoio aos Hospitais da região.

Esta sessão encerrou um ciclo de 10 eventos científicos que foram desenvolvidos com o intuito de promover o diálogo e o debate entre vários especialistas nas valências científicas da saúde, por via de encontros e partilhas de conhecimento e experiências, dando especial destaque ao contributo dos Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Publica nas áreas apresentadas. O evento foi transmitido ao vivo através da página de Facebook da Associação, encontrando-se ainda disponível para visualização.

 ​
​​