Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Pessoas com mais de 80 anos e residentes em lares vão receber segunda dose de reforço

As pessoas com 80 ou mais anos e as residentes em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) vão ser vacinadas com a segunda dose de reforço.

A vacinação nos ERPI inicia-se já na segunda-feira (dia 16 de maio) e as pessoas com mais de 80 anos começarão a ser vacinadas durante a próxima semana, nos centros de vacinação ou nos centros de saúde. As pessoas com mais de 80 anos serão convocadas por agendamento local, através de SMS ou chamada telefónica, como já aconteceu noutras fases da vacinação.


A Comissão Técnica de Vacinação Contra a COVID-19 (CTVC), da Direção-Geral da Saúde, recomenda a vacinação com a segunda dose de reforço, com o objetivo de melhorar a proteção da população mais vulnerável, face ao atual aumento da incidência de casos de COVID-19 em Portugal.


A população elegível é de cerca de 750 mil pessoas, que devem ser vacinadas com um intervalo mínimo de 4 meses após a última dose ou após um diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2, ou seja, este reforço abrange também as pessoas que recuperaram da infeção.


Dose adicional para jovens de 12 a 15 anos com condições de imunossupressão
As crianças e jovens entre os 12 e 15 anos com condições de imunossupressão,  identificadas na norma 002/2021, também passam a ser elegíveis para receber uma dose adicional de vacina contra a COVID-19, na sequência de parecer favorável da CTVC. Os jovens com estas condições serão vacinados de acordo com orientação e prescrição médica.

 

Fonte DGS