Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Portugal retoma uso da vacina AstraZeneca
Suspensão da vacina da AstraZeneca foi decisão de saúde pública. 

As autoridades de saúde portuguesas decidiram, no dia 18 de março, retomar a administração da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19, após o anúncio da Agência Europeia do Medicamento (EMA) de que esta vacina “é segura e eficaz” e que não está associada aos casos de formação de coágulos sanguíneos que levaram à suspensão da sua utilização em vários países europeus. 

“O plano de vacinação sofreu uma pausa no que concerne à vacina da AstraZeneca e vai ser posto em marcha outra vez a partir de segunda-feira. Vamos retomar o plano, acelerando-o”, afirmou o coordenador da ‘task force’ para a vacinação contra a covid-19, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, numa conferência de imprensa em que esteve também presente o presidente do Infarmed, Rui Ivo, e a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. 

Por sua vez, a Diretora-Geral da Saúde considerou que a suspensão da vacina, ao abrigo do princípio da precaução, foi uma decisão de saúde pública. Segundo Graça Freitas, esta pausa da utilização da vacina da AstraZeneca é “facilmente recuperável e não vai impactar significativamente no esforço de vacinação”.