Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Portugal volta a aumentar cobertura vacinal nos grupos de risco

Portugal tem aumentado, nos últimos anos, a taxa de cobertura vacinal contra a gripe nos grupos de risco, estimando-se que este ano tenham sido vacinados pelo menos 62 % dos idosos, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro Europeu para o Controlo de Doenças (ECDC) sobre a vacinação contra a gripe na Europa, divulgado no dia 6 de fevereiro, revelou que se verifica uma tendência decrescente da vacinação.
A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, em declarações à agência Lusa, afirmou que em Portugal a tendência é contrária, tendo havido nos últimos anos aumento da cobertura vacinal nas populações de risco. «A partir da pandemia de 2009/2010, todos os anos temos melhorado os indicadores. Este ano, mais uma vez, ainda numa avaliação preliminar, temos indicação de que vamos ficar com uma cobertura vacinal superior à do ano passado», salientou.
Segundo a Direção-Geral da Saúde, desde a época 2015/2016, têm-se vacinado cerca de 60 % das pessoas com 65 ou mais anos (quase duas em cada três pessoas). Para esta última época vacinal, Graça Freitas estima que se tenha atingido uma cobertura de pelo menos 62 % na população idosa.
A responsável diz que nos últimos anos se tem aumentado em cerca de dois pontos percentuais a taxa de cobertura de vacinação dos idosos. No caso particular das pessoas residentes em lares, tem-se verificado uma cobertura vacinal da ordem dos 90 % desde a época 2011/2012, refere ainda.
Apesar de a cobertura entre os profissionais de saúde também ter registado melhorias, a Diretora-Geral da Saúde reconhece e lamenta que continue abaixo do que era desejado.
Em Portugal, a vacina é gratuita para todas as pessoas com 65 ou mais anos de idade e pessoas residentes em instituições, além de outros grupos de risco.

Fonte: MySNS