Postais digitais no SNS - Nova funcionalidade disponibilizada na área do cidadão

Por ocasião do 39.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Ministério da Saúde desenvolveu uma nova funcionalidade tecnológica destinada aos cidadãos internados.
Sob a responsabilidade da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, esta nova funcionalidade, designada «Postais Digitais», encontra-se já implementada no Centro Hospital do Tâmega e Sousa, EPE, e, durante as próximas semanas, será instalada em todas as unidades de saúde hospitalares.

São postais ilustrados temáticos, em suporte digital, que permitem a quem está internado receber mensagens de familiares e amigos, em épocas festivas e especiais, eliminando distâncias geográficas, proporcionando maior bem-estar durante o período de internamento e, deste modo, contribuir para uma recuperação mais rápida.
Para compor estes postais, o utilizador pode aceder à funcionalidade através da área do cidadão do Portal SNS, ou pelo site da entidade hospitalar pretendida, selecionar o tema e a imagem alusiva e preencher o formulário com a mensagem e os dados do cidadão internado.

A validação dos dados é feita pela instituição hospitalar e, posteriormente, o postal é entregue ao cidadão internado. No caso dos hospitais que já aderiram ao projeto de desmaterialização, o postal é mostrado num tablet. Se o processo ainda não estiver totalmente implementado, o mesmo é entregue em suporte papel. Caso o cidadão já não esteja internado, os serviços administrativos enviam o postal para a sua residência.

No 39.º aniversário do SNS, esta iniciativa vem reforçar ainda mais a proximidade dos cidadãos aos serviços de saúde, fomentando a literacia digital em saúde.