Presidente do Conselho de Administração do HESE apela à população para um uso eficiente do Serviço de Urgência do Hospital

Aproxima-se um período da atividade gripal mais intenso e prevê-se que nas próximas semanas haja um aumento dos casos de gripe que, habitualmente, se traduz num acréscimo significativo da procura do Serviço de Urgência do Hospital.
Face a esta realidade, Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho de Administração do Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE, faz um apelo à população e realça que todas as pessoas devem estar atentas e seguir as recomendações da Proteção Civil e da Direção Geral de Saúde para garantirem o seu bem-estar e evitarem tanto quanto possível situações críticas e de emergência. Antes de se dirigirem ao Serviço de Urgência, devem ligar para a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) para saberem a que serviço do SNS devem recorrer, pois só devem recorrer ao Serviço de Urgência em situações urgentes ou emergentes.

A estreita articulação que existe entre os Serviços do SNS garante os cuidados de saúde a prestar à população. Por isso, é importante que os Utentes sigam o circuito recomendado pelo SNS. A melhor opção para a saúde das famílias é serem seguidas pelo Médico de Família e irem às urgências apenas de acordo com a recomendação deste profissional ou por indicação da equipa da linha de Saúde 24.
Os centros de Saúde de Évora e Arraiolos vão estar abertos mais duas horas diárias, até às 22:00 durante a semana e até às 16:00 ao fim de semana e feriados. Os Utentes devem recorrer primeiramente a estes Serviços. Desta forma, evitarão esperas maiores no Serviço de Urgência, pois quanto menos grave é a situação, mais tempo os Utentes têm que esperar.
No Serviço de Urgência, o Hospital dá resposta a todos os Utentes em situações urgentes ou emergentes com equipas multidisciplinares compostas por Médicos, Enfermeiros, Técnicos, Assistentes Operacionais, Assistentes Sociais, Assistentes Técnicos e Seguranças, que tudo fazem para prestar os melhores cuidados com empenho e dedicação.

Na última semana, o Serviço de Urgência registou 50% do total da sua afluência entre as 16h00 e as 24h00, o que mesmo com um reforço das equipas dificulta e tende a agravar as esperas.

Se for possível evitar uma concentração nas horas de recorrência às Urgências, os Utentes terão maior probabilidade de ser atendidos atempadamente e as equipas também poderão continuar a prestar os cuidados da melhor forma e com a qualidade que se deseja. Uma utilização eficiente do Serviço de Urgência por todos, garante um funcionamento eficaz do SNS para todos e uma prestação de cuidados com qualidade, realça a Presidente do Conselho de Administração do HESE, EPE.​