Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Prevenção da Violência no Setor da Saúde
Formação “Prevenção da Violência no Setor da Saúde”. 

O Gabinete de Segurança do Ministério da Saúde, em parceria com o Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde (PAPVSS) levou a cabo o curso “Prevenção da Violência no Setor da Saúde”.

A formação, que se realizou no dia 21 de março, em formato virtual, desenvolve-se em articulação com a Polícia de Segurança Pública (PSP) e tem como destinatários a rede de pontos de contacto desta força de segurança e polícias da PSP dos postos policiais existentes em unidades hospitalares e visa potenciar sinergias e a articulação entre as forças de segurança e o Serviço Nacional de Saúde (SNS), de forma a estabelecer respostas protetivas, céleres e eficazes em situações de violência no Setor da Saúde.

Esta sessão de formação insere-se numa estratégia mais vasta da PSP, denominada “Saúde em Segurança”, que tem como objetivos prevenir e monitorizar a ocorrência de episódios de violência no SNS; promover uma cultura de segurança no SNS; fomentar a criação de parcerias ao nível regional e local; realização de formação para os polícias, bem como para os profissionais de saúde; e incrementar a visibilidade policial junto dos centros hospitalares.

O PAPVSS, integrado no Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida e coordenado a partir da Direção-Geral da Saúde (DGS), foi aprovado pela Resolução de Conselho de Ministro nº 1/2022, de 5 de janeiro. Preconiza o policiamento de proximidade e programas especiais de polícia destinados a prevenir a criminalidade nos serviços de saúde.


Fonte SNS

​​​