Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Prevenir a Depressão foi tema em Alcácer do Sal
A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, (UCSP), a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) e  o pólo da Unidade de Saúde Pública (USP) de Alcácer do Sal, estiveram presentes, mais um ano, na Feira em Alcácer do Sal. O histórico de participação em eventos comunitários desta natureza é uma das estratégias de intervenção comunitária utilizada pelas Unidades de Saúde de Alcácer do Sal que têm como objetivo a promoção da literacia em saúde e a mobilização de parcerias interinstitucionais.
 
Esta via poderá contribuir de forma positiva para a responsabilidade individual e coletiva na obtenção de ganhos em saúde, pela otimização de comportamentos e estilos de vida saudáveis, e pelo sedimentar de valores e princípios básicos no dia-a-dia das populações. A OMS elegeu a Depressão como a doença que necessita de ser alvo de sensibilização em 2017. Estima-se que em 2030 será o principal problema de saúde que poderá afetar pessoas de qualquer idade e em qualquer etapa da vida.
 
Desta forma, o propósito para o evento deste ano foi a sensibilização para a temática da Saúde Mental com o lema “Prevenir a Depressão”/Orientações para uma boa Saúde Mental. Pretendeu-se assim reforçar formas de prevenir a depressão, dando especial enfoque aos sinais de alerta e a estratégias/orientações consideradas preventivas, entender e elucidar a comunidade sobre esta problemática e reduzir o estigma que lhe está associado.