Primeira unidade residencial da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental na região Alentejo Resid
No dia 27 de outubro de 2021, foi celebrado o contrato para o funcionamento da primeira Residência de Apoio Moderado, em Montemor-o-Novo, sob gestão do Instituto S. João de Deus/Hospital S. João de Deus, com a capacidade assistencial a 10 utentes.

A cerimónia teve lugar em Montemor-o-Novo, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, do Diretor do Hospital S. João de Deus, David Padeiro, do Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo, José Robalo, do Diretor do Centro Distrital de Évora do Instituto de Segurança Social, José Ramalho, da Coordenadora Regional da Saúde Mental, Ana Matos Pires, bem como representantes da Equipa Coordenadora Regional, Equipa Coordenadora Local, Diretor e Equipa Técnica da Residência de Apoio Moderado.

A Residência de Apoio Moderado funciona numa casa/moradia com dois pisos e circundada por espaço exterior com jardim. O rés-do-chão tem sala destinada a terapia, gabinete técnico (multidisciplinar), sala de convívio comunicante com a sala de estar/refeitório e com uma cozinha completa e equipada, instalações sanitárias de apoio e dois quartos (individual e duplo), ambos com instalações sanitárias próprias. No primeiro piso, dedicado à zona de quartos, são disponibilizados 6 quartos (5 individuais e 1 duplo) com instalações sanitárias próprias e sala de estar.

Trata-se de uma nova resposta da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, na área da Saúde Mental, disponibilizada à população que, reunindo os critérios de referenciação para esta tipologia de cuidados, tenha necessidade de reabilitação psicossocial.

Os utentes serão sempre referenciados pelas respetivas Equipas de Coordenação Local. Os primeiros utentes foram identificados pelo Serviço Local de Saúde Mental de Évora e serão admitidos na Residência de Apoio Moderado de formal gradual.