Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Primeiro-Ministro e Ministra da Saúde no Alentejo

O Primeiro-Ministro, José Sócrates e a Ministra da Saúde, Ana Jorge, participam esta terça-feira, 2 de Junho, pelas 11:30, na cerimónia de lançamento da primeira pedra da Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Associação “Futuro de Garvão”, em Garvão, Ourique.  

A nova Unidade, destinada ao internamento de Longa Duração e Manutenção, tem capacidade para 30 camas e integra-se na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, e resultou de uma candidatura à 1ª fase do Programa Modelar (apoio do Ministério da Saúde a IPSS no âmbito da RNCCI, em 2008).
 
O apoio do Ministério da Saúde foi de 750 mil euros (o nível de apoio mais elevado). O investimento total nesta unidade é de 1,3 milhões de euros.

De referir que no Alentejo estão actualmente em funcionamento 328 camas, nas várias tipologias de internamento. A nível nacional foram assistidos mais de 26 mil utentes desde a criação da Rede, em todas as suas tipologias (Longa Duração e Manutenção; Média Duração e Reabilitação; Convalescença, Paliativos).

A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, uma parceria dos Ministérios da Saúde, Trabalho e Solidariedade Social, é um nível intermédio de resposta, centrado no doente, que procura preencher o hiato existente entre o tratamento hospitalar e a ida para o domicílio. O principal objectivo da RNCCI é recuperar a autonomia dos utentes para a sua vida diária.
 
Depois da cerimónia de Garvão vai decorrer em Ourique, no Cine Teatro, pelas 12.00 horas e integrados no Fórum /Cuidados Continuados Perto de Si", a celebração de Cartas de Compromisso para a integração na RNCCI de 10 Equipas de Apoio Domiciliário em Cuidados Continuados Integrados na Região do Alentejo (sedeadas nos Centros de Saúde de Portalegre, Ponte de Sôr, Elvas, Estremoz, Arraiolos, Évora, Vidigueira, Serpa, Beja e Sines).

Estas equipas estão constituídas nos Centros de Saúde e prestam Cuidados Continuados Integrados (em saúde e apoio social), mediante a indicação do médico de família do utente. A criação destas equipas, e a existência de pelo menos uma por Agrupamento de Centro de Saúde, é uma prioridade este ano no desenvolvimento da RNCCI.